Siga o Conjuntura Internacional pelo Twitter
Conjuntura Internacional
Conjuntura Internacional
:: Portal PUC Minas
:: Departamento de Relações Internacionais
:: Apresentação
:: Expediente
:: Resenhas
:: Análises
:: Documentos de trabalho
:: Textos informativos
:: Especiais
:: Mapas
:: Glossário
:: Equipe
:: Contato
:: Links
Conjuntura Internacional :: Publicação

ano 7 • nº 12 • 11 a 24/09/2010 • ISSN 1809-6182

Confira a publicação Conjuntura Internacional na íntegra Adobe® Acrobat® Reader™

Globalização: como dar certo

Como fazer a globalização funcionar? Para Joseph Stiglitz, são necessárias reformas imediatas nos principais temas da agenda internacional. Maior acesso à propriedade intelectual por parte dos países em desenvolvimento, reformas no sistema multilateral de comércio e mudanças eficazes no regime ambiental global devem ser algumas de muitas medidas a serem tomadas para que a globalização venha realmente dar certo, fazendo com que ela chegue mais perto do cumprimento de suas promessas.
Por Daniel Peluso Rodrigues da Silva

O conflito no Sri Lanka: 20 anos após o Setembro Negro

No dia 09 de setembro de 2010 a população tâmil no Sri Lanka recordará o massacre ocorrido na ilha há 20 anos atrás, conhecido como Setembro Negro. Nesse episódio, cerca de 180 tâmeis foram mortos pelo exército cingalês no distrito de Batticaloa, costa leste do Sri Lanka.
Por Geraldine Rosas Duarte

South America Welcomes the Asian Dragon: Chinese economic penetration in South America

A crescente presença econômica da República Popular da China (RPC) na América do Sul no século XXI tem mudado as expectativas dos atores estatais na região desde a crise do modelo de desenvolvimento neoliberal. Levando em consideração a própria dinâmica do crescimento econômico chinês e seu papel na economia global, acreditamos que a expansão dos investimentos e do comércio entre a China e os países da América do Sul tende a se consolidar. A estratégia da RPC está ligada à procura de recursos energéticos e commodities para sustentar seu crescimento econômico e sua segurança energética e alimentar. O objetivo de nosso trabalho é avaliar as implicações políticas da penetração econômica da China na América do Sul na nova geopolítica global.
Por Prof. Javier Vadell

 
Conjuntura
ed. anteriores
•  n° 4 - 14 a 27/04/2012
•  n° 3 - 31/03 a 13/04/2012
•  n° 2 - 17 a 30/03/2012
•  n° 1 - 03 a 16/03/2012
•  n° 16 - 26/11 a 09/12/2011

Busca
Assunto
Mês/Ano
(mm/aaaa)