CURSO

MBA em Comunicação e Marketing

Unidade: Praça da Liberdade

» Inscrição IEC PUC Minas - Master e Especialização - 2ºs2016

» Confira documentação necessária

O MBA em Comunicação e Marketing foi idealizado a partir da constatação de que o mercado atual, marcado pela globalização, mobilidade, conectividade, convergência tecnológica, escassez e esgotamento de recursos renováveis, está demandando, cada vez mais, profissionais capazes de integrar os saberes da Comunicação e do Marketing, seja para atuar em corporações de grande e médio porte, seja para gerenciar empresas fornecedoras de projetos e serviços criativos.
Criar e revisar modelos de negócios; formular, transformar e implementar, com êxito, produtos e projetos inovadores; gerir interações com clientes que vêm se tornando cada vez mais críticos, volúveis e interconectados, são apenas alguns dos desafios que se colocam para estes profissionais. Cabe a eles, também, saber aproveitar as oportunidades desse ambiente de ampla midiatização para criar canais de mídia própria para as marcas, fazendo circular conteúdos que carreguem os valores das marca. Para tanto, deverão ser capazes de aliar estudos e práticas sobre identidade de marca; conteúdo editorial corporativo (branded content) e alinhamento de voz de marca (brand voice) em diferentes espaços de distribuição de conteúdo de marca, em especial no ambiente online (mídias sociais, blogs, portais, sites, app e mobile). Formar estes profissionais, com visão estratégica e competências transdisciplinares, é a tarefa que nos propusemos a realizar.


Área de conhecimento no CNPq: Ciências Sociais Aplicadas

Titulação:
O Título concedido ao concluinte deste curso é o de Especialista em Comunicação e Marketing.

Importante:
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Cada caso deverá ser analisado individualmente pela Secretaria Acadêmica.

Público-alvo:

Proprietários de empresas, executivos, consultores, gerentes departamentais, gerentes de contas e profissionais graduados em qualquer área de conhecimento, que atuem em áreas afins, como, por exemplo, nos setores de planejamento, marketing, comunicação, gestão de marca e vendas, principalmente de empresas de mídia, agências de publicidade, escritórios de design, empresas de comunicação e marketing digital, produtoras de audiovisual, consultorias de branding, assessorias de imprensa e relações públicas, produtoras de eventos, assim como empresas de médio e grande porte, que possuem ou desejam implantar departamentos de comunicação e marketing.

Objetivo(s):

- Formar profissionais capazes de compreender o mercado e considerá-lo na criação e acompanhamento de políticas de comunicação, marketing, captação e fidelização de clientes voltadas para resultados empresariais;
- Desenvolver visão estratégica objetivando orientar a empresa para o mercado, tendo como marca a inovação e a capacidade de mobilização dos stakeholders estratégicos no sentido de alcançá-la;
- Promover o pensamento sistêmico; a compreensão das empresas estruturadas em rede e as implicações da convergência tecnológica, inclusive em termos da necessidade de revisão dos modelos de negócios vigentes até o momento e da emergências de novas linguagens e formas de interação, principalmente em ambientes digitais;
- Formar líderes transformadores, capazes de elevar a competitividade das organizações, hoje inseridas em um mercado cada vez mais globalizado e com consumidores e sociedade cada vez mais críticos e exigentes.
- Capacitar profissionais no sentido de promover o alinhamento das diferentes linguagens usadas pelas marcas, nos ambientes digitais e tradicionais, reduzindo o impacto da "fragmentação" na fala, resultante da presença em cada vez mais espaços midiáticos (pagos, próprios e conquistados);
- Desenvolver profissionais que conjuguem estratégias de atratividade e visibilidade a elementos da prática editorial, desenvolvendo competências específicas para a compreensão dos atributos relevância e coerência, no âmbito da construção do discurso das marcas;
- Formar profissionais capazes de agir de forma dinâmica e responsiva, dentro de um paradigma dialógico, reconstruindo a imagem da marca a partir das várias interações com as pessoas nos ambientes midiáticos próprios e também nos que não são controlados pelas marcas (capacidades de monitoramento, reflexão e ação de resposta) e
- Desenvolver habilidades e atitudes que estimulem a adoção de uma postura ativa na busca de soluções efetivas e inovadoras para os desafios que ora se apresentam às organizações.

Programa:

MÓDULO I – FORMAÇÃO GERENCIAL
- Globalização, Tecnologia e Organizações
- Estratégia Corporativa e Competitiva
- Formação, Desenvolvimento e Liderança de Equipes de Alto Desempenho
- Gestão de Projetos


MÓDULO II – MODELAGEM DE NEGÓCIOS E CRIAÇÃO DE VALOR ÚNICO
- Design Thinking: metodologia e aplicações
- Modelagem de Negócios: business model generation
- Construção e Validação de Propostas de Valor Inovadoras
- Mercado, Concorrência e Inteligência Competitiva
- Cultura de Consumo e Estilos de Vida
- Pesquisa de Mercado e Estudos de Viabilidade Mercadológica
- Metodologia de Elaboração de Projeto Empresarial


MÓDULO III – GESTÃO ESTRATÉGICA
- Gestão do Portfólio de Produtos e Marcas
- Estratégia e Gestão de Canais de Distribuição: da loja física ao varejo omnichannel
- Varejo Digital: e-commerce, m-business e in-store experience
- Trade Marketing e Shopper Experience
- Estratégia e Gestão do Relacionamento com Clientes
- Gestão de Marca e Reputação Corporativa


MÓDULO IV – NARRATIVAS EMPRESARIAIS & INTERAÇÕES
- Redes Sociais e Inbound Marketing
- Mobilidade e Produção de Sentido
- Transmedia, Storytelling e Brand Voice
- Narrativas Audiovisuais em Ambientes Digitais
- Design e Brand Identity
- Game Marketing


Atividades Extracurriculares Obrigatórias*
- Encontros Empresariais
- Projeto Aplicativo
- Encontros com a Coordenação
- Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso

* A carga horária das Atividades Extracurriculares Obrigatórias que compõem o curso não integralizam a carga horária total do curso.

Carga Horária:

472 horas/aula

Horário:

Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30. Eventualmente, as aulas podem acontecer também quarta-feira.

Duração:

Início: 13 de setembro de 2016
Término: abril de 2018

Coordenação:

Alessandra Coelho Girard
Mestre

José Coelho de Andrade Albino
Mestre

Fernanda Alves Ramos Cabral
Especialista

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Investimento:

24 x R$ 630,00
20 x R$ 740,00
10x R$ 1.398,00
à vista R$ 13.268,00

Endereço:

Local de Realização: IEC PUC Minas na Praça da Liberdade (Prédios 2,3,5,6,7)

Confira os endereços no menu Localização. / MG

Telefone: (31) 3319-4444/(31) 3131-2800

E-mail: atendimentoiec@pucminas.br