IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 42 | 24/05/2011 a 09/06/2011

“O reconhecimento é uma conseqüência de dedicação”

Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal

Lucas Henrique de Oliveira é especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Web, pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC Minas, e, aos 25 anos, já ostenta em seu currículo profissional um prêmio nacional de Seleção de Melhores Práticas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Sempre preocupado em investir na sua formação profissional, atualmente é funcionário público federal, atuando na área de Gestão de Tecnologia da Informação no INSS. Vem se destacando pelos seus projetos na área de TI, ajudando a criar ferramentas inteligentes para facilitar o trabalho e o atendimento dos servidores do Instituto até nacionalmente. 

- Fale um pouco a respeito da sua trajetória profissional. Como surgiu seu interesse pela área de Desenvolvimento de Sistema para WEB?

No ano de 2005, ingressei no curso de graduação de Sistemas de Informação da PUC Minas com o objetivo de aprimorar meus conhecimentos na área de Tecnologia da Informação, área que já estava em destaque no mercado de trabalho.

A minha primeira experiência profissional relacionada à área foi em Desenvolvimento de Sistemas para Web, que logo me despertou interesse. Com isso, surgiram novas oportunidades, desde o estágio, passando por projetos de pesquisas, até me ingressar no funcionalismo público federal. Atualmente, sou gestor de Tecnologia da Informação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e professor Assistente I do Instituto de Educação Continuada (IEC PUC Minas).

- Como o investimento na pós-graduação em Desenvolvimento de Sistemas para WEB tem contribuído na sua carreira profissional?

Com os conhecimentos adquiridos na especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Web do IEC PUC Minas, foi possível criar novas idéias para aperfeiçoamento das rotinas de trabalho. Logo que me tornei servidor do INSS, implantei um sistema interno, utilizado exclusivamente na Agência de Contagem. O sistema de Gestão de Processos tomou notoriedade e diversas outras Agências, em Minas Gerais, me convidaram para implantá-lo. Ele foi indicado para o Concurso de Melhores Práticas do INSS, realizadas pelos servidores, e ficou entre as melhores do Brasil, sendo publicado em um livro.

A Coordenação Geral de Tecnologia da Informação, em Brasília, precisava de uma pessoa com conhecimentos em desenvolvimento de sistemas para Web para construção de novas ferramentas de trabalho.  A pós-graduação em meu currículo foi um diferencial para a minha escolha.

- Faça uma avaliação do seu trabalho na área de Tecnologia da Informação e comente sua experiência atual.

Com o desenvolvimento do Sistema de Gestão de Processos, além de contribuir para a organização dos processos internos, diminuiu o tempo de atendimento nas Agências do INSS. Há pouco, participei do desenvolvimento do sistema Portal de Competências, que dentre as várias funções, mapeia as competências profissionais dos servidores do INSS. O sistema foi patenteado pela Instituição e repassado aos Ministérios, além de ser implantado no Governo do Distrito Federal. O próximo “passo” é desenvolver um sistema de processo eletrônico.

- Quais são os principais desafios e os frutos desse trabalho?
Desenvolver aplicações que atenda a diferentes culturas por todo o Brasil. Os frutos são a publicação do trabalho, e principalmente, a utilização e o reconhecimento pelos funcionários. O reconhecimento é uma consequência de dedicação.

- Na nossa reportagem de capa do Boletim comentamos a respeito da importância dos programas de qualidade de vida dentro das empresas. Onde você trabalha existe alguma iniciativa e como você avalia a importância dessas ações para os colaboradores?

Existe sim. Cursos como de culinária e atividades de ioga e pilates são exemplos de programas oferecidos aos servidores. O profissional de Tecnologia da Informação possui grande carga de trabalho com curtos prazos e são necessários programas para melhoria da qualidade de vida dentro das empresas. Inúmeras pesquisas dizem que o investimento no bem estar e na qualidade de vida dos funcionários traz resultados muito maiores e mais duradouros que qualquer aumento de salário. O resultato é a satisfação do funcionário na sua auto-estima, seu comprometimento com a empresa e, consequentemente, sua responsabilidade com relação ao seu trabalho. Esses investimentos aumentam a produtividade.

- Quais são os seus planos profissionais para o 2º semestre de 2011? Pretende continuar investindo na sua formação?
O maior plano para o 2º semestre de 2011 é a implantação do processo eletrônico no INSS. Isso agilizaria os trâmites de processos dentro da “casa”. Assim que possível, darei continuidade a formação profissional com o mestrado, pois, além de ganhar conhecimento planejo repassá-los.

- Dicas para os profissionais que assim como você querem se destacar no mercado.
Dedicação e superação. Se você tem um objetivo, siga em busca dele. Além disso, é preciso estar em constante atualização, uma vez que a área de TI é muito dinâmica.

17/05/2011

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263