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Número 44 | 15/09/2011 a 15/10/2011

Coaching: Como esse profissional pode ajudar a redirecionar carreiras

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

Peter Druck, filósofo considerado o “pai da administração”, já defendia que a “melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Segundo especialistas da área de Recursos Humanos, para os profissionais garantirem um bom desempenho no mercado de trabalho é necessário investimento, seja ele, na melhoria das estratégias de comunicação, em administrar bem os conflitos internos e externos no ambiente de trabalho, ter metas bem definidas, relacionar com a equipe com inteligência, além de praticar o marketing pessoal.

Se você está em busca de novas e desafiantes carreiras, mudar de emprego para aumentar rendimentos, ingressar ou se destacar no mercado ou, até mesmo, buscar alternativas para continuar em atividade e não está conseguindo planejar e criar estratégias focadas em metas e resultados, já existe um profissional na área de Recursos Humanos que certamente poderá ajudar: o Coaching.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Coaching, o Coaching é uma ferramenta que existe para melhorar qualquer aspecto da vida pessoal ou profissional das pessoas, desenvolvido seguindo uma metodologia de aplicação imediata e com resultados rápidos. Trata-se de um conjunto de ferramentas modernas que tem como principal função levar uma pessoa a realização dos seus objetivos e atender suas necessidades. "Por meio do processo de Coaching, é possível desenvolver e até superar as principais qualidades e habilidades de uma pessoa, enquanto vai eliminando todas as limitações e dificuldades encontradas".

De acordo com a Virgínia Maria Gherard dos Santos, professora do curso de especialização em Gestão de Pessoas do IEC PUC Minas no São Gabriel e especialista em Coaching Executivo Organizacional, este tipo de profissional auxilia na melhoria da atuação de outros profissionais, através da ampliação da consciência das competências,  gerando, assim, maior preparo frente à concorrência no mercado de trabalho. “O processo de Coaching pode auxiliar a área de Recursos Humanos na mobilização para a expansão da zona de conforto dos indivíduos e a ampliação da consciência sobre o impacto da responsabilidade de cada um nas escolhas e decisões no contexto organizacional”, enfatiza.

A professora explica que através de técnicas conversacionais, o Coach, profissional condutor do processo, atua na redução de resistências e a geração de um novo comportamento, onde o indivíduo é levado a assumir uma postura de protagonista de suas ações, gerando uma ampliação da percepção e a revisão do modelo mental dos funcionários, independente do nível que ocupa na organização. “Desta forma, o processo de Coaching baseia-se na possibilidade desta consciência e no suporte ao indivíduo, estimulando o alcance do aprendizado legítimo e a melhoria das relações e desempenho individual e organizacional”.

Exigência do mundo moderno

Há dois anos, uma pesquisa de Harvard na indústria já constatava que 48% das empresas utilizam o Coaching para desenvolver alta performance em competências de liderança, sendo um forte aliado no desenvolvimento de líderes dentro das organizações. A professora Virgínia afirma que no contexto atual, de aquecimento econômico e de forte competição no mercado com níveis de exigência cada vez mais elevados, a busca pela expansão de competências e a compreensão dos diferenciais competitivos são fatores de sucesso e, aliada a esta questão, a carência de mão de obra e a busca pela retenção de talentos fazem com que a competência relacional seja uma das qualidades mais procuradas pelos empresários. “Neste sentido, o Coaching tende a ser demandado cada vez mais, exatamente por ser uma ferramenta eficaz e rápida na geração de autoconhecimento, revisão dos preconceitos, busca pela compreensão dos próprios modelos mentais e do outro, auxílio no reconhecimento das diferenças individuais e na valorização da diversidade”. 

Segundo Virgínia, entre as principais ações desenvolvidas por um Coaching para que os profissionais alcancem resultados está o processo que o Coach identifica juntamente com o Coachee, as possíveis “brechas” - lacunas entre o momento atual do indivíduo e o objetivo pretendido. “A partir daí, são negociadas e estabelecidas metas a serem alcançadas no desenvolvimento do Coachee. Através de algumas ferramentas, esse profissional toma consciência de suas limitações e de seu potencial para gerar uma nova realidade, assumindo a responsabilidade por sua mudança e buscando a ampliação de suas possibilidades para o alcance de resultados concretos”.

Diante do exposto acima, pode-se considerar que um trabalho de Coaching eficaz realmente promove resultados significativos e altos níveis de satisfação de quem o contrata. Mas é preciso ter alguns cuidados especiais na escolha de profissionais devidamente qualificados e preparados. "Uma dica para a identificação deste profissional é buscar informações sobre sua formação, tempo de experiência em atendimentos e conversar com outras pessoas que se submeteram ao processo”, sugere a professora Virgínia.

Dicas de livros a respeito do tema:

- Coaching, A arte de soprar brasas, em Ação – Qualitymark Editora – 2010;
- Ontologia da Linguagem – Rafael Echeverria;
- Dominando o Mentoring e o  Coaching com Inteligência Emocional – Patrick E. Merlevede e Denis C. Bridoux – Qualitymark – 2008.

09/09/2011

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