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Número 47 | 06/03/2012 a 03/04/2012

Uma boa dona-de-casa obtém recursos para cuidar do lar, os administra e necessita gerar resultados, expressos no bem estar da família. Para isso, precisa trabalhar como uma boa gestora. Isso mesmo: os conhecimentos da gestão podem ser utilizados em várias áreas e por diferentes tipos de profissionais. 

Muito se escuta falar sobre gestão, mas algumas vezes não se sabe exatamente o que a palavra significa. Para alguns, o termo pode ter sua origem no latim manus - mão - de onde se derivou também a palavra manufatura, explica o coordenador do curso de Gestão de Projetos Ambientais do IEC, professor Wagner Bitencourt de Moraes, biólogo e Mestre em Administração. Segundo ele, outros consideram que “gestão” seja proveniente do francês ménagement, que significa cuidando da casa. Também se especula que venha do italiano mannaggio, que é a arte de educar e comandar um cavalo, principalmente com as mãos nas rédeas, mas também com as pernas.

Moraes diz que, no Brasil, o termo gestão teve origem na tradução imprecisa da palavra management utilizada pelos norte-americanos como administração, direção, gerência e gerenciamento. Porém, sem ter havido uma contextualização dos conceitos e princípios inerentes à realidade brasileira. “Por isso existe tanta confusão”, esclarece. Ele explica ainda que gestão “é um conjunto de processos, técnicas e maneiras de organizar o esforço humano para se obter eficácia e mais eficiência das organizações e da Nação”.
                Com o objetivo de gerir uma organização de modo mais eficiente, o biólogo José Hermano Oliveira Franco buscou o curso Gestão de Projetos Ambientais no IEC. José é gerente de uma organização não governamental de proteção ambiental, que recebe recursos de governos e empresas e precisa aplicá-los com competência. “Agora [depois de fazer o curso], meus projetos estão muito melhores e mais completos. Contam, por exemplo, com análise de riscos”, diz o biólogo.

A também bióloga, Ana Bax, ex-aluna da especialização Gestão de Projetos Ambientais ressalta que os conhecimentos na área da gestão a ajudaram a enxergar o projeto como um todo. Ela, que é consultora em projetos ambientais da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, explica que isso foi possível graças aos Softwares de Gerenciamento de Projetos. Alguns podem pensar que gestão e ciências biológicas são bem diferentes, mas Ana garante que não. “As áreas são complementares. O meio ambiente é sistêmico e a gestão te dá a possibilidade de tratar disso”, ressalta ela.

Já no caso da consultora organizacional Jacqueline Portella, a área da gestão se sobrepôs a sua área de formação. Jacqueline é enfermeira e, em função do interesse pela área administrativa, buscou o curso Gestão da Saúde. Depois disso, chegou a ocupar o cargo de Diretora Geral de um hospital de médio porte, em Sete Lagoas. “A especialização em Gestão da Saúde abriu todo o meu caminho”, ressalta a ex-aluna que montou a própria empresa de consultoria organizacional. Ela diz ainda que “todo profissional precisa pelo menos entender como funciona a gestão”.

Nesse sentido, o Relações Públicas Sérgio Coelho Martins, consultor em gestão de marketing e ex-aluno do curso Gestão Estratégica de Marketing do IEC, acredita que a visão do todo é fundamental para todos os gestores. Sobre a pós-graduação na área, ele ressalta: “o curso ajudou a embasar teoricamente o meu trabalho”. Já a publicitária Cynthia Massote, também ex-aluna de Gestão Estratégica de Marketing, acredita que a especialização fez com que ela passasse a ter uma visão estratégia sobre a realidade dos clientes e sobre o modo como poderia contribuir para essa realidade.

Gestão X Gerenciamento 
          
Gestor ou gerente? Definir as tarefas de cada um também pode confundir. O gerenciamento trata de níveis específicos da organização, como departamentos e divisões ou projetos, segundo André Luís Lima de Paula, em texto publicado no site Webinsider. Já a gestão, trata de níveis especializados no que diz respeito à administração e ao gerenciamento. “Por exemplo, em projetos, temos a gestão dos custos, gestão da qualidade, gestão dos riscos”, explica ele.    

“É importante ressaltar que a gestão de projetos está baseada em muitos dos princípios da administração geral, envolvendo, assim, negociação, solução de conflitos, comunicação, liderança e estudos de estrutura organizacional e de cultura organizacional”, explica o professor Moraes. Ele diz ainda que qualquer atividade que trate da implementação de projetos pode, e deve, utilizar os conhecimentos de gestão, “desde a elaboração de um livro até o reflorestamento de uma área degradada”, exemplifica o professor. 

06/03/2012

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