IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 54 | 06/11/2012 a 04/12/2012

A turma que não gostava de português na escola pensou que ficaria livre do estudo da língua ao ingressar no mercado de trabalho. Entretanto, mesmo quem buscou cursos como engenharia ou medicina, precisa do bom português. A língua é usada em todas as ocasiões da vida das pessoas, inclusive no dia-a-dia do trabalho. Neste contexto, seu uso é avaliado como pressuposto de qualidade profissional, segundo a professora Vera Lopes da Silva, coordenadora da pós-graduação em Língua Portuguesa: Leitura, Escrita e Gramática, do IEC.

Prova da importância de se conhecer bem a língua é o uso da redação como ferramenta avaliativa de processos seletivos. Na Martins Guerra Consultoria em Recursos Humanos, os candidatos – com exceção dos que buscam vagas de nível operacional – fazem uma redação em que se avalia grafia, concordância, construção do argumento e coerência do texto. A gerente de processos da consultoria, Renata Guerra, explica que esta avaliação é pertinente, pois quem escreve bem, tem condições de apresentar um projeto em uma reunião ou de escrever um e-mail correto para o cliente, por exemplo. A gerente ressalta ainda que a tendência do mercado é excluir aqueles que não conseguem comunicar-se corretamente por meio da escrita e da fala.

Porém, dominar a gramática não é sempre sinônimo de dominar a língua. De acordo com a professora Vera, o profissional deve saber os vários usos do português, tanto na escrita quanto na fala, em circunstâncias formais e informais. Assim, é possível usá-lo estrategicamente, pensando nas condições de uso, nos interlocutores e nos objetivos do discurso. Em síntese, “o bom usuário da língua é aquele que sabe fazer dela seu instrumento de comunicação de forma eficaz, que tem consciência de como usá-la em determinada circunstância”, finaliza a professora.

Pensando nisso, o advogado Alexandre Augusto Carvalho Gonzaga buscou o curso Língua Portuguesa: Leitura, Escrita e Gramática, no IEC. Ele, que atua como assessor jurídico na prefeitura de Santa Luzia, percebe que seu emprego exige um bom domínio da língua, pois trabalha com leis e pareceres. Ele explica que quando alguém não consegue transmitir o que pensou por meio da língua, cria um obstáculo para si próprio e, se não identifica isso, fica refém da dificuldade. Depois da pós-graduação, ele diz que começou a se importar com aspectos que antes não percebia. “No Direito, temos um modo de escrever, mas lidamos com pessoas que estão fora deste contexto, por isso é preciso se adequar”, exemplifica.

5 dicas para evitar erros de português e melhorar sua escrita
- Leia sempre diversos tipos de textos;
- Escreva sempre que puder;
- Observe os falantes que você acredita que têm domínio da língua;
- Na dúvida, consulte gramáticas, dicionários ou pessoas que possam ajudar;
- Fique atento ao escrever e falar e perceba se está usando a língua adequadamente.  

Dica de leitura
- Gramática Houaiss
- Dicionários de significados Aurélio e/ ou Houaiss. 
- Dicionário Analógico da Língua Portuguesa, Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, Editora Lexikon,

 


01/11/2012

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263