IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 54 | 06/11/2012 a 04/12/2012

“O conhecimento é algo que ninguém te tira.”


Angelina Zanandrez valoriza o conhecimento e busca uma formação completa. Jornalista, cursa a pós-graduação em Mídias Digitais, pelo IEC, e uma segunda graduação em Filosofia. Atualmente, trabalha na área de Comunicação Social do Hospital da Baleia. Sua atuação está ligada principalmente à Rede de Voluntariado Digital Amigos do Baleia, que conquistou o Prêmio Aberje Regional Minas Gerais/Centro Oeste, na categoria Mídias Digitais.

- Fale um pouco a respeito da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da atuação no mercado de trabalho.

Graduei-me, em 2008, no curso de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo. Durante a graduação, tive a oportunidade de estagiar em duas multinacionais (TIM e FIAT) e aprendi muito. Um pouco antes de me formar, comecei a fazer trabalhos freelancer para um caderno do Jornal Hoje em Dia, além disso, trabalhava numa empresa de clipagem onde eu aprendi a fazer análises de notícias. Com o tempo, comecei a prestar serviço terceirizado (produção de House Organ) para uma multinacional que fornece peças para a indústria automobilística. Logo em seguida, trabalhei como Assessora de Comunicação em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e, posteriormente, em um Sindicato Patronal. Nessas duas últimas instituições, tive a oportunidade de desenvolver, de maneira tímida, um trabalho nas redes sociais. No início de 2012, fui convidada a trabalhar no Hospital da Baleia pela então coordenadora de Marketing da Instituição num projeto inovador, uma rede social exclusiva para os voluntários do Baleia. Hoje desenvolvo meu trabalho na Comunicação Social do Hospital. Além das mídias digitais (redes sociais e site), produzo conteúdo para o jornal impresso e também desenvolvo um trabalho de assessoria de imprensa. 

- Como o investimento nos cursos de pós-graduação em Produção em Mídias Digitais tem contribuído na sua carreira profissional? Como você pretende utilizar os conhecimentos dessa área?

Quando me convidaram para trabalhar no Hospital da Baleia a minha principal função seria gerenciar uma rede social desenvolvida exclusivamente para o Baleia. Após conhecer o belo trabalho desenvolvido pelo Hospital me senti na obrigação de desenvolver um trabalho com excelência e, na medida do possível, tornando o Amigos do Baleia (rede social exclusiva do Baleia) referência para outras instituições do terceiro setor. A Rede de Voluntariado Digital Amigos do Baleia conquistou o Prêmio Aberje Regional Minas Gerais/Centro Oeste, na categoria Mídias Digitais. Com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvi, na prática, como explorar melhor as mídias digitais. Por exemplo, venho desenvolvendo um trabalho de SEO (otimização de site) na Rede de Voluntariado Digital, que passou da 24ª página na busca do Google para a 2ª página. Com a disciplina "Narrativas Digitais", discutimos sobre a mobilização social nas redes e o debate foi muito enriquecedor.  O mais importante é que desenvolvi um olhar crítico perante as novas possibilidades de comunicação proporcionadas pelo ambiente digital! 
 
- Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?
 
Pretendo continuar no Hospital da Baleia e amadurecer profissionalmente. A instituição é maravilhosa e realiza um trabalho muito digno. Quanto aos estudos, assim que concluir a graduação de Filosofia, pretendo tentar um mestrado.
 
- Dê dicas para os profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho.
 
Acredito que o estudo é fundamental. Quando me graduei em Comunicação, iniciei os estudos em Filosofia, logo em seguida a especialização no IEC e não vou parar por aqui. Pretendo tentar um mestrado assim que finalizar a graduação. O conhecimento é algo que ninguém te tira. Esse foi o melhor conselho que minha mãe me ofereceu.
 
- Na nossa reportagem de capa falamos sobre a importância do português para todas as profissões. Você acredita na importância da língua? Na sua profissão, como percebe isso? 
 
Sim, acredito na importância da língua! A linguagem é o principal instrumento para a troca de informações e ampliação do conhecimento. Hoje, ao ler Lévinas (filósofo lituano), acredito em outras possibilidades de linguagem, como a linguagem subjetiva que escapa ao Eu e nos leva a possibilidade do Outrem, à alteridade. Para quem trabalha com comunicação, a linguagem faz parte do cotidiano.

06/11/2012

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263