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Número 59 | 04/06/2013 a 06/08/2013

Network: contatos além do trabalho


A palavra network vem da junção do substantivo de língua inglesa net, rede, e do verbo work, cujo significado vai além de “trabalhar”, sendo usado também como sinônimo de “funcionar”. Assim, network é o funcionamento em rede, explica o Mestre em Administração, Nélio Oliveira, professor de cursos de Gestão do IEC. A palavra networking trata do quanto se trabalha em rede, fazendo novos contatos e mantendo os existentes.  Este conceito supera o paradigma anterior do chamado self made man, em que se trabalha sozinho, pois as pessoas precisam uma das outras.

A partir deste conceito a palavra work, neste caso, não está ligada diretamente ao trabalho. A rede inclui todos os tipos de contatos: família, amigos, relações sociais e de lazer e também os colegas do trabalho. Para fazer networking é importante observar dois fatores: comportamento na rede e a qualificação desta. De acordo com Oliveira, deve-se pensar na rede como uma via de mão dupla em que uns ajudam os outros. Assim, para fazer parte da rede é preciso estar disposto a contribuir para que os outros membros consigam o que buscam.

Já a qualificação está ligada às características da própria rede e aos tipos de contatos que fazem parte dela. Humberto Elias Garcia Lopes, doutor e professor do mestrado e doutorado em Administração da PUC Minas, explica que a rede é como uma grande central de informações. Para que se tenha uma rede eficiente é importante que ela atenda aos interesses de seus integrantes. Para isso é preciso saber quais informações se busca, quem as detém e como chegar até estas pessoas, formando assim uma rede qualificada.

Além disso, deve-se dar valor aos contatos de fora do trabalho. Na tese intitulada A força dos contatos: um estudo das redes interpessoais de profissionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de 2001, Lopes concluiu que, na amostra pesquisada, os contatos mais importantes para alçar postos ou mudar de emprego foram os familiares. “É importante focar na rede de relacionamentos como um todo”, ressalta ele.

Um exemplo de como funciona a rede é dado por Ana Rita Pessoa Duarte, coordenadora de Marketing da Ale Combustíveis e ex-aluna do curso Gestão de Marcas e Identidade Corporativa do IEC. Após o término da pós-graduação, uma ex-colega a indicou para uma vaga na empresa em que trabalha hoje. Algum tempo depois, foi ela que convidou outra colega para fazer parte de sua equipe. “Durante o curso, nos identificamos com determinadas pessoas pelo jeito de trabalhar”, diz Ana Rita. Ela conta ainda que mantém contato há cinco anos com um grupo de ex-colegas da pós-graduação pelas redes sociais, telefone e encontros. A rede serve para a troca de informações e também de indicações, como aconteceu com ela.

Dicas para fazer um bom networking
1. Use as redes sociais ativamente, participando de grupos de seu interesse;
2. Utilize seus contatos para ter acesso a novos contatos;
3. Participe de congressos, encontro ou cursos;
4. Monte sua rede a partir de afinidades e interesses em comum;
5. Lembre-se que para ser ajudado é preciso ajudar.

Dica de Leitura:
5 dicas fundamentais para conquistar aliados no trabalho 

22/05/2013

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