IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 60 | 06/08/2013 a 03/09/2013

“Ensine, compartilhe conhecimento e ajude outras pessoas a alcançar seus objetivos”.


Francisco Alvares é líder da área de Redes e IT Security da Ativas Data Center S/A. Ex-aluno da pós-graduação em Redes de Computadores do IEC, tem também MBA em gestão estratégica de projetos e  já atuou em empresas como IBM e AT&T. Ele ressalta que a área de TI muda sempre e rapidamente, exigindo cada vez mais adaptação, busca do conhecimento teórico e prático e aperfeiçoamento. Saiba mais sobre a carreira deste profissional aqui.


- Conte um pouco a respeito da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da atuação no mercado de trabalho.


Iniciei a minha vida profissional no mercado de Tecnologia da Informação (TI), em 1995, atuando como técnico de instalação e suporte de internet em um provedor de acesso. Durante sete anos, trabalhei em indústrias e instituições de ensino implantando e suportando sistemas operacionais Microsoft, Novell, Linux e Macintosh. Tive oportunidade de trabalhar com foco em redes, telecomunicações e segurança em empresas de médio e grande porte, como IBM e AT&T, no desenvolvimento de projetos, implantação e suporte de Redes de Computadores. Atualmente sou líder da área de Redes e IT Security da Ativas Data Center S/A, onde atuo fortemente na construção da infraestrutura de Redes e Segurança do Data Center, além de gerenciar equipes. Também sou professor e ministro aulas em cursos de graduação e pós-graduação das áreas de Ciências da Computação e Sistemas de Informação.


- Como o investimento no curso de pós-graduação em Redes de Computadores tem contribuído na sua carreira profissional? Como você pretende utilizar os conhecimentos dessa área?

O curso possibilitou uma visão mais ampla das tecnologias disponíveis no mercado de TI, bem como as especialidades dos protocolos de redes de computadores e segurança. Além disso, contribuiu para minha compreensão da complexidade das redes quanto aos quesitos de gerenciamento, interoperabilidade, disponibilidade, integridade e segurança.
Os conhecimentos adquiridos no curso já são utilizados no meu cotidiano, uma vez que diversas demandas de desenvolvimento de projetos e suporte são exigidas no ambiente de TI. Os projetos de rede e segurança exigem um conhecimento geral dos sistemas, ferramentas, processos. E também um conhecimento detalhado dos problemas, da complexidade, das soluções e das tecnologias disponíveis, que permitem a construção de uma infraestrutura de rede simples ou complexa, mais adequada para cada tipo de projeto ou sistema. Além das exigências de tempo de resposta cada vez menor nos projetos e suporte a sistemas críticos das organizações e do mercado de TI.


- Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?

Especializar-me cada vez mais em produtos, tecnologias e soluções de redes e segurança, acompanhando as tendências e evoluções do mercado de TI, alinhado aos negócios de Data Centers.


- Dê dicas para os profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho.

O mercado de TI é muito abrangente e engloba diversas especialidades. Além disso, muda a todo instante numa velocidade realmente impressionante, exigindo cada vez mais adaptação, busca do conhecimento teórico e prático e aperfeiçoamento. Por isso, recomendo: seja humilde. Respeite as pessoas e os processos. Tenha paciência. Ame e cuide da sua família. Faça algo que realmente goste. O que não gostamos, fazemos por obrigação. Mantenha o foco na especialidade: conhecer de tudo um pouco faz com que não saibamos o suficiente para se destacar. Especialize-se cada vez mais. Estude e busque o conhecimento, de acordo com a necessidade do futuro esperado. Ensine, compartilhe conhecimento e ajude outras pessoas a alcançar seus objetivos. Tenha espírito de trabalho em equipe, pois não fazemos nada sozinhos.


- Na nossa reportagem de capa falamos sobre pais que trabalham. Acredita que os pais atualmente buscam participar mais da vida dos filhos? Você, que pretende ser pai, pensa em como poderá conciliar carreira e família? 

Acredito que os pais buscam essa participação, pois a família é a base de nossas vidas e precisam da nossa atenção. Além da necessidade de educarmos e participarmos mais efetivamente da vida dos filhos. Penso na conciliação e isso me preocupa um pouco, pois as organizações exigem cada vez mais de seus colaboradores.  Acredito que o caminho da conciliação seja por meio de planejamento do tempo junto com a flexibilidade das organizações.

05/08/2013

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263