IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 61 | 03/09/2013 a 01/10/2013

“Para trabalhar na área de tecnologia, além de capacidade técnica, é extremamente importante a criatividade”


Paulo de Sá Moura é arquiteto de software, graduado em Ciência da Computação. Ex-aluno do curso Gerência de Projetos de Software, ficou em 3º lugar na Imagine Cup, copa do mundo da computação, promovida pela Microsoft. Ele acredita que para trabalhar na área de tecnologia, capacidade técnica e criatividade são de extrema importância, além de muita dedicação. Conheça este profissional de sucesso.

- Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.

Trabalho desde os 16 anos, porém, iniciei minha carreira, na área de Tecnologia da Informação, aos 23. Em 2006, comecei, como estagiário, atuando com desenvolvimento de software, utilizando tecnologias da Microsoft. Um ano depois, fui contratado como desenvolvedor de sistemas júnior. Em 2008, fiz provas de certificação em tecnologias da Microsoft tornando-me Microsoft Certified Professional Developer (MCPD). Em 2009, estava no cargo de desenvolvedor pleno e tornei-me instrutor oficial de cursos da Microsoft, obtendo a certificação Microsoft Certified Trainner (MCT). Em 2010, finalizei a graduação em Ciência da Computação. Também passei a realizar consultorias e treinamentos em diversas empresas, com o objetivo de estruturar o processo de desenvolvimento de software. Em 2011, comecei a pós-graduação em Gerência de Projetos de Software, no IEC PUC Minas, com o objetivo de entender o melhor modo de ter equipes engajadas e motivadas, utilizando as melhores ferramentas de gestão de projetos. Neste mesmo ano, eu e um grupo de estudantes fomos finalistas da etapa nacional do Imagine Cup*, realizado pela Microsoft, e ficamos com o terceiro lugar. Após este concurso, passei de desenvolvedor para Arquiteto de Software e é o que realizo até hoje.

- Como o investimento no curso de pós-graduação em Gerência de Projetos de Software tem contribuído na sua carreira profissional? Como você pretende utilizar os conhecimentos dessa área?

O curso Gerência de Projetos de Software foi imensamente útil para minha carreira. Os professores têm muita experiência de mercado, trazendo cases reais e como tratá-los. Após a realização do curso, passei a ter um entendimento mais amplo das disciplinas que envolvem a gestão de um projeto de software. O aprendizado envolve desde controlar prazos até como conviver com as pessoas. A utilização dos conhecimentos adquiridos no curso é diária, pois estou sempre envolvido em projetos e o planejamento é constante.

- Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?

Meu objetivo é sempre me aperfeiçoar. De imediato, tenho programada a realização de provas para novas certificações. Além disso, quero continuar a desenvolver atividades de elaboração de projetos de software, tanto na gestão quanto na parte técnica.

- Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho?

O mercado de Tecnologia da Informação está muito aquecido e, para se destacar, é importante muita dedicação. Sugiro estudar sempre novas tecnologias e as melhores práticas que envolvem os projetos desta área. Lembro que é necessário definir metas e planejar para que o objetivo da carreira seja alcançado conforme o esperado.

- Na nossa reportagem de capa falamos sobre criatividade. Em 2011, você e sua equipe ganharam medalha de bronze, na etapa nacional, da Imagine Cup*, promovida pela Microsoft. Qual foi o papel da criatividade neste desafio? Você acredita que a criatividade é importante na sua área de atuação?
 
A Imagine Cup, como o próprio nome diz, exige muita imaginação e criatividade. O objetivo é oferecer soluções de software que ajudem a resolver os principais problemas do mundo. Esses problemas são baseados nas oito metas do milênio, definidas pela ONU. Para trabalhar na área de tecnologia, além de capacidade técnica, é extremamente importante a criatividade, pois os mais diversos problemas são apresentados para os profissionais de TI e é preciso pensar muito qual a melhor maneira de resolvê-los.

*Copa do mundo da computação

 

02/09/2013

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263