IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 62 | 01/10/2013 a 05/11/2013

Quer mudar de emprego? Veja como fazer uma boa troca


Dificuldade nas relações com colegas de trabalho e lideranças, insatisfação com salário ou posição ocupada, vontade de ter novas experiências ou recebimento de uma proposta interessante. Todos estes são fatores que podem motivar a troca de emprego. O importante é que esta mudança seja bem planejada. É necessário levar em consideração que existem riscos de se decepcionar com a nova posição e que estes podem ser evitados. “As chances de fracasso ou de sucesso, em princípio, são as mesmas” ressalta Raquel Pinto Coelho, professora de cursos de Gestão de Pessoas do IEC, mestre em administração e gerente de desenvolvimento de pessoas da Sociedade Mineira de Cultura.

A professora explica que na fase de planejamento é necessário avaliar a posição atual e buscar os motivos da insatisfação. Com essa informação, o profissional deve definir onde quer chegar e traçar  um plano para isso. “Existe um caminho que envolve decisão, ação e responsabilização pessoal no projeto de mudança”, completa Raquel. Além de conhecer a si mesmo e as próprias competências é necessário estudar o mercado e o nível real de empregabilidade da função ou profissão que se busca.

Conhecendo o mercado é mais fácil acertar na troca de emprego. É importante saber em quais empresas se quer trabalhar, conhecer o negócio destas, seus funcionários e procurar saber como são as relações profissionais e a estratégia organizacional, especialmente na sua área de atuação. De acordo com a professora Raquel, o profissional também deve saber se seus valores pessoais estão de acordo com os das organizações consideradas possíveis empregadoras.

E se, depois de tudo isso, a mudança de emprego não sair como o esperado? A resposta da professora é simples: “Voltar ao ponto original e iniciar novamente a abordagem do mercado”. Também existe a possibilidade de voltar para a antiga empresa, mas ela alerta que as organizações não gostam de ser preteridas e reconsideradas posteriormente, mas o ideal é sair com as portas abertas. Outro ponto a ser observado é o espaço de tempo em que as mudanças vão acontecer, nesse sentido, o indicado é permanecer pelo menos um ano ou dois no empreso. Isso porque se as mudanças forem constantes, o profissional corre o risco de ser considerado indeciso e instável em suas escolhas profissionais, conclui a professora.

Dicas para sucesso na mudança de emprego:
- Avalie os motivos de insatisfação com a posição atual;
- Pense quais são seus objetivos e onde quer chegar;
- Estude o mercado e as condições de empregabilidade da sua profissão;
- Pesquise as empresas em que gostaria de trabalhar;
- Busque conhecer profundamente as organizações com as quais se identifica.

Dicas de Leitura:
4 dicas para sair de um emprego e mudar de carreira
Para especialista, é preciso avaliar os riscos ao mudar de emprego

26/09/2013

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263