IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 63 | 05/11/2013 a 03/12/2013

“Acredito que a educação seja a maneira mais eficaz de transformar vidas”


Herbert Fontoura é graduado em Gestão de Recursos Humanos e pós-graduado em Gestão Ambiental e Geoprocessamento e Gestão Estratégica de Pessoas, este pelo IEC PUC Minas. Ele é membro da comissão do Plano de Cargos, Salários e Carreiras da Rádio Inconfidência e professor do SENAC/MG. Algumas vezes, já se sentiu frustrado na vida profissional, mas buscou compreender a situação para resolvê-la.

- Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.

Iniciei a minha vida profissional na área de Recursos Humanos, em 1979, atuando no departamento de pessoal, bem como nas áreas de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho e Cargos e Salários na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) onde coordenei o departamento de pessoal e recursos humanos. Também estive a frente de projetos de RH, como analista, em empresas com atividades do comércio varejista, telefonia fixa e celular, prestação de serviços e indústria do couro, Madras Ltda, Vesper/Embratel S.A, Telemar Norte Leste S.A (Oi), Adcon Ltda e Bárbara Lima Ltda, respectivamente. Atualmente estou analista de recursos humanos na Rádio Inconfidência Ltda – empresa pública estadual, onde sou responsável pela administração de pessoal e folha de pagamento. Sou membro da comissão do Plano de Cargos, Salários e Carreiras, membro da comissão de avaliação de desempenho e da comissão de elaboração do concurso público da Rádio.  Atuo como professor em cursos de graduação e pós-graduação na área de Gestão de Pessoas, em cursos técnicos e de qualificação que atendem ao PRONATEC, (Programa do governo federal), nos cursos de Administração e Contabilidade oferecidos pelo SENAC/MG. Sobre a minha formação, além da graduação em Gestão de Recursos Humanos, sou pós-graduado em dois cursos, Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão Ambiental e Geoprocessamento.

- Como o investimento no Curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas tem contribuído na sua carreira profissional? Como você pretende utilizar os conhecimentos dessa área?

O Curso de Gestão Estratégica de Pessoas me proporcionou, como profissional de Recursos Humanos, um entendimento maior sobre a importância de praticar a gestão de pessoas baseada em projetos alicerçados em indicadores confiáveis e em processos bem estruturados para que os resultados estejam em consonância com os objetivos de produtividade e lucratividade da organização. Todos os conhecimentos que adquiri nesta especialização coloco em prática no meu dia a dia de trabalho, aliando, assim, minha trajetória profissional prática com a teórica, adquirida no curso. Meus conhecimentos foram ampliados, impulsionando de maneira considerável a melhora dos resultados nos projetos dos quais participo.

- Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?

Com pouco mais de três décadas de dedicação profissional à área de Recursos Humanos, pretendo fazer mestrado e, posteriormente, doutorado, para fortalecer minha carreira como docente para a qual, nesse momento, compartilho meu interesse. Gosto de ensinar e acredito que a educação seja a maneira mais eficaz de transformar vidas.

- Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho.

Acredito que para ter sucesso o primeiro passo é buscar fazer algo que te proporcione felicidade. Somos melhores, em tudo, quando estamos felizes. É preciso investir no conhecimento, por meio da educação em sala de aula ou de maneira corporativa. Buscar conhecer o máximo possível em seu foco de atuação irá te colocar em destaque na acirrada disputa que é o mercado de trabalho. Então, trabalhar com algo que lhe faz feliz e, além disso, ter um vasto conhecimento teórico e prático na sua área de atuação só lhe resta se preocupar em ser dedicado no que você faz. Seja humilde para reconhecer que o trabalho é importante e lhe trará sucesso ensinando e compartilhando seus conhecimentos e não menos importante, lembrando sempre que se deve cuidar da família e, principalmente, da sua saúde.

- Na nossa reportagem de capa falamos sobre frustração no trabalho. Em algum momento da sua carreira, você já se sentiu frustrado? Como lida com essa questão com sua equipe de trabalho?

Penso que todos nós, em qualquer situação, vivemos diversos tipos de frustração na vida e no trabalho. Haja vista que, na primeira idade, precisamos ser frustrados por nossos pais no que queremos, para que assim possamos aprender a lidar com o “não”. No trabalho, em especial, nem sempre conseguimos atingir nossos objetivos ou impor nossas ideias. Às vezes já estamos enfadados com o ambiente de trabalho e estas situações provocam em nós o sentimento de frustração. Em minha carreira profissional, já me senti frustrado inúmeras vezes. Para mudar tal situação, procurei analisar o fundo a questão para entender melhor o que estava acontecendo. Acredito ser interessante lidar com as equipes nesse contexto, no qual se devem analisar os procedimentos interpretando onde e como ocorreu o erro. Dedicar o foco para a solução da questão procurando contar com o auxílio e o feedback dos colegas é uma maneira de amenizar tal estado de espírito.


01/11/2013

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263