IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 64 | 03/12/2013 a 04/02/2014

Período Sabático: O que é e o que fazer nesse tempo


Um MBA no exterior, aulas de pintura na escola perto de casa, um mochilão pela América Latina, mais tempo com a família, um curso de língua estrangeira... Um pause no trabalho para se dedicar a um interesse, hobby ou atividade ligada à carreira. O chamado período sabático é um termo que vem do hebraico e significa repouso. Apropriado pela administração, passou a significar uma pausa no fazer cotidiano, um tempo para se dedicar a atividades de interesse, que podem ou não estar diretamente ligadas à carreira.  “Não é um período para ficar de pernas para o ar, mas de se voltar para si mesmo”, conclui a professora de Orientação Profissional da PUC Minas e psicóloga, Mariza Tavares Lima.

A professora explica que este período é diferente de férias. Além de ser mais longo, com duração de três meses a dois anos, em geral, é uma iniciativa voltada para o autoconhecimento. É um tempo para repensar motivações, interesses e vida profissional. Para alcançar esse objetivo é importante fazer para si mesmo perguntas sobre vida e carreira. Por isso, muitos podem descobrir potencialidades que desconheciam. São casos como os de executivos que viram chefes de cozinha ou de jornalistas que passam também a escrever livros.

Além do autoconhecimento, um período sabático também pode trazer outras vantagens. De acordo com a professora, o profissional tende a voltar para as atividades rotineiras com novas ideias e mais energia. Isso pode fazer com que o trabalho, que antes era maçante ou que não estava rendendo tanto, passe a ser feito ou ser percebido de maneira diferente. Assim, as organizações que não costumam ver este período de maneira positiva inicialmente podem perceber seus benefícios e mudar de ideia.

E como saber que se está num bom momento para sair em um período sabático? Normalmente, o desejo vem da sensação de incômodo e insatisfação com o trabalho, uma vontade de rever o que está fazendo no momento. Também pode vir da observação de alguém próximo que observa a falta de motivação e avisa que talvez esteja na hora de olhar para si mesma. Outra possibilidade é aproveitar uma oportunidade, como um convite para estudar fora.

A professora Mariza Tavares Lima também viveu seu período sabático, ao aproveitar uma oportunidade. Ela conta que o currículo do curso em que leciona passaria por mudanças e sua disciplina não seria ofertada um semestre. Nesse tempo, organizou um livro, deu consultoria para empresas, passou mais tempo em seu consultório e aproveitou para ler e estudar mais. O resultado é que voltou para a sala-de-aula com novas experiências que acrescentaram em seu trabalho.

Chegado o momento é hora de se organizar, afinal dificilmente é possível parar de trabalhar por um tempo sem planejamento prévio. Primeiro, deve-se saber a que vai dedicar este tempo. Depois, é preciso organizar a vida financeira, saber quais custos terá no período e como poderá arcar com eles. Também é importante se preocupar com seus stakeholders - pessoas que serão impactadas pela situação: família, colegas de trabalho. É necessário prepará-los também para este momento.

Feito tudo isso, é só dar um tempo na rotina!

Dicas para um Período Sabático:
- Esteja consciente de que não é um período de férias;
- Saiba qual a sua motivação para sair em um período sabático;
- Busque algo a que queira se dedicar;
- Prepare as pessoas ao seu redor;
- Organize suas finanças.

Dicas de Leitura:
- Como se preparar para um período sabático
- O que levar em conta antes de apostar em um período sabático


04/12/2013

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263