IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 65 | 11/03/2014 a 31/03/2014

“Nunca pare de estudar e não tenha medo de experimentar”


Guilherme Freitas Jáber, conhecido como Guilherme Frejah, é formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Roteiro para Cinema e Televisão. Atualmente, tem uma produtora de filmes de casamento e utiliza as redes sociais para divulgar seu trabalho. Para o futuro, ele pretende investir mais na área cinematográfica. Frejah acredita que estudar e experimentar sempre é caminho para quem quer sucesso.


- Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.

Assim que me formei em Publicidade e Propaganda, em 2003, montei uma agência, a DL3 Comunicação Criativa,  onde trabalhava como redator, escolhendo os temas e approaches das campanhas e desenvolvendo os textos publicitários. 
Como a agência era pequena, acabava assumindo outras funções importantes como atendimento, onde administrava as contas desde o contato inicial com o cliente até o acompanhamento dos resultados da campanha. Não tínhamos clientes de grande porte e, na época, tinha uma frustração que era a vontade de realizar campanhas onde a produção audiovisual pudesse aparecer.  Infelizmente, isso acabou não acontecendo.

Alguns anos depois fui convidado pela Mitra Arquidiocesana para realizar um ousado projeto de comunicação na Paróquia Nossa Senhora Rainha do bairro Belvedere, onde fui um dos responsáveis pela criação da Rádio Comunitária Belvedere FM, da Web TV da Paróquia e assumi o papel de produtor-escritor do programa “Vai na Fé” (produzido pela produtora da Igreja e veiculado na TV Horizonte). Nesse período, tive a oportunidade de atuar em diferentes segmentos do meio audiovisual como produção de programas, redação de roteiros, câmera, direção e a supervisão das atividades de produção.



A partir daí me tornei um apaixonado pelo audiovisual e decidi estudar fotografia para melhorar minha noção de luz e composição. Nesse período, conheci o trabalho de alguns gringos que realizavam a filmagem de casamentos de uma forma inusitada, com uma linguagem próxima do cinema. Fiquei encantado e comecei a estudar para compreender o que teria que fazer para implantar essa linguagem aqui no Brasil. Após um período de preparação, parti para meu primeiro evento e aí não parei mais. Em pouco mais de três anos foram mais de 70 filmes de casamentos, dos quais três foram produzidos na Europa (dois na Itália e um no Sul da França).

-  Como o investimento no Curso de Pós-Graduação em Roteiro para Cinema e Televisão tem contribuído na sua carreira profissional?

Nunca parei de estudar em minha vida. Estou sempre em busca de cursos que possam elevar o nível de minhas produções. Quando estudei fotografia, minha intenção era conhecer mais de luz e composição para aprimorar os meus vídeos. Investir no Curso de Pós-Graduação em Roteiro para Cinema e Televisão foi a maneira que encontrei de melhorar o meu modo de contar uma boa história através do audiovisual. Todo trabalho audiovisual começa por um bom roteiro e não tem como fugir disso. No curso estou adquirindo importantes ferramentas para a criação de roteiros, sejam eles documentais ou ficcionais.

- Como você pretende utilizar os conhecimentos dessa área?

Estou certo de que os conhecimentos adquiridos na Especialização em Roteiro para Cinema e Televisão me acompanharão em toda trajetória profissional pois, como disse anteriormente, todo trabalho audiovisual começa por um bom roteiro, esteja ele no cinema, na televisão, na Internet ou em mídias móveis. 

- Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?

Sou um apaixonado pelo que faço, mas sonho em dividir a minha agenda dos filmes de casamento com outras produções cinematográficas como documentários, curtas e longas-metragens, e é aí que a Pós-graduação em Roteiro para Cinema e Televisão entra em minha vida.

Minha produtora de filmes de casamento está a mil por hora e o meu sonho de produzir documentários e ficções caminha na mesma velocidade. Estamos nesse momento desenvolvendo o trabalho final do curso que é um roteiro de um longa-metragem, produzido já nos moldes exigidos pelas leis de incentivo (essa é outra grande vantagem da especialização). Pretendo aprovar o roteiro em um projeto de lei, buscar patrocínio e produzir o filme. Se tudo der certo, pretendo diminuir um pouco a agenda de eventos e atuar mais em outras produções voltadas para o cinema. Não descarto, em um futuro próximo, a possibilidade de passar adiante os conhecimentos adquiridos atuando como professor.

- Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho.

Nunca pare de estudar e não tenha medo de experimentar.  Todo o conhecimento que adquiri em minha trajetória profissional teve como base o estudo e a ousadia de praticar sem medo de errar. Somos seres em constante formação e não podemos esperar que estejamos prontos para realizar algo. Se você quer fazer um vídeo e o equipamento que tem é um celular, filme com o celular. Não espere o dia em que você terá a câmera que sonha para começar. Comece agora com os recursos que você tem e certamente as portas se abrirão. A vida é muito dinâmica e grandes coisa acontecem quando nos colocamos em movimento.

- Na nossa reportagem de capa falamos sobre redes sócias de trabalho. Você usa redes sócias para divulgar seu trabalho? Como faz isso?

Utilizo o Facebook e o Vimeo para divulgar meu trabalho. No Facebook, estou nesse momento criando uma Fan Page para desvincular meu perfil pessoal do profissional. Fecho muitos contratos através dessa ferramenta que é para mim a melhor fonte de divulgação do trabalho, depois de meu site. Tenho também um perfil no Instagram, mas trata-se de algo mais pessoal que profissional.


26/02/2014

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263