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Número 66 | 02/04/2014 a 06/05/2014

Home Office: Como trabalhar sem sair de casa


Não precisar sair de casa para trabalhar e trabalhar mesmo assim. Essa é a essência do termo home office. A ideia é que o trabalho está relacionado a uma atividade a ser desenvolvida e não a um local específico: importa o que se faz e não onde se faz. Algumas empresas já implantaram a modalidade e passaram a ter funcionários que prestam seus serviços estando em casa e há também profissionais autônomos que evitam custos, como o aluguel de imóveis, montando o escritório na própria casa. Porém, antes de se imaginar de pijama vendo os e-mails no sofá, é importante entender melhor como funciona o home office e como de adaptar a essa modalidade.

Virginia Maria Gherard, professora de cursos de pós-graduação do IEC PUC Minas e proprietária da VG Desenvolvimento Organizacional, explica que para adotar o home office é preciso ser organizado e saber administrar a vida pessoal e profissional. Ela ressalta que há pessoas que não conseguem manter uma rotina mais flexível e independente, seja porque não possuem a capacidade de se autogerenciar ou porque preferem trabalhar em um ambiente externo, com perspectivas mais claras na separação entre vida profissional e pessoal, mantendo inclusive o convívio diário com outros colegas de trabalho. “Nestes casos, percebo que o ideal é que estas mantenham vínculos empregatícios mais tradicionais, sob pena de um fracasso profissional e comprometimento da vida pessoal”, indica a professora.

Já quem se identifica com a modalidade e opta por trabalhar em casa precisa ter claro que ela apresenta vantagens, mas também alguns desafios. Gherard cita como principais vantagens a possibilidade em conciliar trabalho com uma rotina pessoal sem abrir mão de objetivos profissionais; melhoria da qualidade de vida; menor desperdício de tempo no deslocamento e consequentemente a redução de indivíduos no trânsito; menor custo com deslocamento e com roupas; melhoria na alimentação.

Porém, é importante estabelecer regras de convívio com a família. Estar em casa, não significa que se está livre para realizar as atividades caseiras o tempo todo. Além disso, é possível que o profissional não consiga estabelecer uma rotina adequada, priorizando o lazer ou a vida familiar em detrimento do trabalho ou, por outro lado, focar apenas nas entregas profissionais, aumentando a carga de trabalho.

A advogada Nair Eulália Ferreira da Costa, ex-aluna da pós-graduação em Direito Processual do IEC PUC Minas, trabalha em casa e para evitar a sobrecarga tenta organizar sua rotina da mesma maneira como se estivesse em algum escritório, além de estabelecer o horário de atuação. “Acordo, tomo café da manhã, banho e coloco uma roupa adequada”, explica ela que antes atuou por seis anos em escritórios.

Ela ressalta que após adotar o home office se sente mais criativa, descansada e disposta para executar o trabalho, especialmente por não precisar se descolar no trânsito. Ela diz ainda que o home office poderia ser entediante se não tivesse contato com outros profissionais. Isso é resolvido, pois a advogada vai a fóruns e tribunais e também atua num espaço de co-working, utilizado para atender seus clientes. Além disso, a advogada organizou um espaço em casa para se dedicar especialmente ao trabalho. Lá ela reúne alguns livros e a mesa de trabalho. “Estou em casa, mas estou trabalhando” conclui Costa.

Dicas de Leitura:
- 4 dicas de organização para quem trabalha em casa
- As 100 dicas do home office: um guia básico para montar o seu escritório em casa - Marina e André Brik
- Trabalho Portátil - Produtividade, economia e qualidade de vida no home office da empresa - Marina e André Brik

Dicas para quem quer trabalhar em casa:
- Estruture um espaço físico dentro da casa
- Estabeleça uma rotina diária, como se estivesse saindo de casa para trabalhar, definindo horários
- Negocie o home office com a família
- Tenha metas e objetivos bem claros e avalie frequentemente se as possíveis interrupções na rotina, afetam sua produtividade
- Não permita que a falta de organização impacte em sua qualidade de vida
- Busque estabelecer também alternativas de desenvolvimento e de convívio com outros profissionais, mantendo-se atualizado

04/04/2014

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