IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 67 | 07/05/2014 a 03/06/2014

“Acredito que investimentos em cursos são sempre importantes para qualquer profissional, independente da área de atuação”.


Tatiane Vieira é graduada em Sistemas de Informação e pós-graduada em Business Intelligence pela PUC Minas. A Analista de BI da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) conta um pouco de sua trajetória e diz que acredita que um profissional deve ter claros seus objetivos para ter sucesso na carreira. Atualmente, ela conta que prefere trabalhar em grandes empresas, pois nestas é possível ter acesso a tecnologias avançadas, além de mais colegas atuando na mesma área e clientes diversos.

- Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.

Em 2006, iniciei minha carreira em Tecnologia da Informação (TI) atuando na área de Redes e Infraestrutura e também minha graduação em Sistemas de Informação na PUC Minas. Durante o curso, tive muito interesse pelas disciplinas relacionadas a armazenamento, manipulação e tratamento de dados, como Banco de Dados e Business Intelligence. Nesse período realizei alguns cursos extracurriculares nessas áreas com o objetivo de me capacitar e conseguir uma oportunidade de trabalhar nisso.

Em 2009, atuei pela primeira vez na área de Business Intelligence como estagiária, quando tive a oportunidade de aprender e colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação. Essa experiência foi muito importante para a direção da minha carreira profissional, pois foi o momento em que descobri que era esse o caminho que queria seguir.

Após concluir a graduação, em 2010, comecei a atuar na área de Banco de Dados como Database Administrator (DBA). Nessa função adquiri um grande aprendizado sobre administração e manutenção de bancos de dados, dentre outros. Outro ponto importante dessa atuação para minha carreira foi a prestação de consultoria para clientes externos, o que me proporcionou novas experiências.

Em 2011, tive uma nova oportunidade de atuar na área de Business Intelligence (BI). Devido às experiências adquiridas e os cursos realizados durante a minha carreira, consegui ingressar na área de BI da empresa na qual trabalho atualmente. Minha experiência como Analista de BI está sendo um aprendizado constante e bastante amplo, pois tenho a oportunidade de atuar no processo Business Intelligence como um todo. O apoio de profissionais experientes na área e tecnologias de ponta para o desenvolvimento de projetos de BI estão auxiliando no aprimoramento constante dos meus conhecimentos na área.

- Como o investimento no curso de pós-graduação em Business Intelligence tem contribuído na sua carreira profissional? Como você utiliza os conhecimentos dessa área?

Acredito que investimentos em cursos são sempre importantes para qualquer profissional, independente da área de atuação. O curso de pós-graduação em Business Intelligence que conclui em 2013 contribuiu para meu aperfeiçoamento, atualização e também para obtenção de novos conhecimentos da área.

Outro ponto importante do curso foi a troca de experiências entre alunos e professores. Como parte dos alunos já atuavam na área BI ou Banco de Dados, as trocas foram bem interessantes. Utilizo os conhecimentos que adquiri no curso diariamente no trabalho, procurando adequá-los às situações que surgem, além de melhorar os processos em andamento.

- Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?

Futuramente pretendo realizar uma especialização em Gestão da Informação, pois acredito ser um conhecimento importante para profissional que atua na área de Business Intelligence. Também pretendo me certificar em algumas tecnologias de mercado utilizadas no processo de Business Intelligence, especificamente tecnologias relacionadas à análise de dados (OLAP) e painéis de indicadores (Dashboards).
 
- Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho?

Acredito que não exista um passo a passo para se destacar no mercado.

Em minha opinião, o primeiro ponto que o profissional deve abordar é decidir em qual área pretende atuar. Com esse objetivo definido, o profissional deve procurar se capacitar e se aperfeiçoar constantemente para se manter atualizado no mercado. A partir desse ponto, é o momento de buscar por novas oportunidades no mercado para atingir o objetivo desejado.

Outra dica que acho importante está relacionada à imagem do profissional. Em toda a empresa em que o profissional atuar ele sempre deve procurar realizar o seu trabalho da melhor maneira, dentro das suas possibilidades e das da empresa. Além disso, deve procurar manter um convívio harmonioso com as pessoas no ambiente de trabalho. Além disso, é sempre importante ter uma boa network.

- Na nossa reportagem de capa falamos sobre as diferenças em trabalhar em pequenas e grandes empresas. Você prefere trabalhar em empresas de grande ou pequeno porte. Por quê?

Atualmente prefiro trabalhar em empresas de grande porte, principalmente devido a oportunidade de atuar com um número maior de profissionais de uma mesma área e também de ter à disposição tecnologias avançadas para desenvolvimento de projetos. Além disso, uma empresa de grande porte, na maioria das vezes, possui uma cartela de clientes maior. Esses clientes consequentemente proporcionam a geração de projetos em assuntos bastante diversificados. Acredito que essa diversidade de assuntos seja importante para o profissional, pois sempre surgem novos desafios e, consequentemente, novos aprendizados.

06/05/2014

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263