IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 68 | 16/06/2014 a 05/08/2014

Intercâmbio: Estudar fora depois da graduação


Fazer um intercâmbio é uma possibilidade em qualquer momento da vida. Estudar fora após ter acabado a graduação pode ser útil para a carreira, além de ser uma experiência para a vida toda. Já pensou em pegar sua mochila rumo ao desconhecido? Leia antes de sair pelo mundo!

“Os profissionais que acabaram a graduação vão sentir que nas entrevistas de emprego haverá uma demanda de profissionais com experiência ou vivência internacional”, diz Flavia Werneck Mendes Guimaraes, diretora da Master Intercâmbio. Ela explica que existem programas de intercâmbio que atendem a este público, como cursos de idioma no exterior ou cursos de extensão Universitária – para aqueles que já têm um nível bom de língua estrangeira.   Há também cursos de férias – que atendem quem já está trabalhando, trabalho voluntário, trabalho remunerado, estágio etc. A Diretora da empresa de intercâmbio diz ainda que não existe limite de idade para fazer intercâmbio, mas que, em geral, jovens e executivos são os mais interessados.

Mariana Araújo Antunes, aluna da pós-graduação em Ciência Penais no IEC PUC Minas, fez um curso de inglês avançado em Galway, na Irlanda, logo após acabar a graduação em Direito. “Eu, que nunca havia feito intercâmbio antes, achei que era o momento ideal para ter essa experiência, antes que os compromissos profissionais pudessem me impedir de ficar muito tempo longe do Brasil”, conta ela sobre o momento em que escolheu estudar fora. Mariana diz que além do desenvolvimento na comunicação em inglês, o crescimento pessoal e a amizade com pessoas de outros países fizeram a experiência valer a pena. “Foi tão boa a experiência que já penso em voltar para completar minha formação em alguma faculdade no exterior!”, conclui a advogada.

Para os alunos de graduação e pós-graduação da PUC Minas interessados em estudar fora, a Universidade conta com convênios com universidades estrangeiras, que oferecem cursos de idiomas e programas de bolsas. Cada um dos programas tem características específicas que podem ser conferidas no site www.pucminas.br/ari . Também é possível entrar em contato com a Assessoria de Relações Internacionais pelo e-mail seplansuporteri@pucminas.br.

Outra possibilidade, é para os alunos da PUC Master, que podem cursar disciplinas no exterior. Os alunos do Master of Laws (LL.M.) em Direito Tributário, que tiverem proficiência em inglês, podem fazer uma disciplina (ministrada em inglês) no curso de LL.M. da Católica Global School of Law, na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Dicas de Leitura:
Intercâmbio - Aí Vou Eu, Flávia Mariano
Intercâmbio de A a Z, Marina Motta

12/06/2014

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263