IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 70 | 09/09/2014 a 06/10/2014

“Gostem de estudar e sejam curiosos”


Consultora de Processos de Negócio, Maria Vitória Abreu é graduada em Adminstração e pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing e está concluindo a segunda pós em Gestão Estratégica de Processos de  Negócio no IEC PUC Minas. A aluna já participou de várias dinâmicas de grupo e acredita que as experiências foram positivas. Ela ressalta que as dinâmicas de grupo servem para que os candidatos sejam avaliados em suas capacidades de liderança, pró-atividade e espírito de equipe.

- Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.

Tenho 30 anos, sou graduada em Administração de Empresas pela Newton. Fiz pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing e estou terminando a segunda pós, em Gestão Estratégica de Processos de  Negócio, no IEC PUC Minas. Comecei a atuar na Área de Processos de Negócio como estagiária na Vale, em 2007, e logo percebi afinidade com a área.

Em 2008, fiz um intercâmbio para os Estados Unidos e trabalhei como Camp Counselor cuidando de crianças em um acampamento de verão. Retornei ao Brasil com o inglês fluente e logo consegui passar em um processo seletivo para trainee em uma empresa de sondagens minerais. Um ano depois fui convidada para estruturar o setor de processos de uma indústria de peças automobilísticas e foi uma experiência fundamental para que eu entrasse definitivamente na área. Após dois anos, fui convidada para atuar com melhoria de processos na Secretaria de Estado de Saúde, onde pude participar de importantes projetos do Governo em melhoria de processos.

Hoje sou consultora de Processos de Negócio e realizo projetos para empresas privadas.

- Como o investimento no curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Processos de Negócio tem contribuído na sua carreira profissional? Como você utiliza os conhecimentos dessa área?

O curso foi fundamental, pois me deu a base teórica e prática alinhadas à ABPMP e ao CBOK, que são, respectivamente, a Associação Internacional dos Profissionais de BPM e o livro (corpo comum de conhecimento) da área de processos de negócio. Estar alinhada às associações que regulamentam o setor é a garantia da prestação de um serviço de qualidade, além de ser muito reconhecido no currículo de um profissional.


- Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?

O próximo passo é a certificação internacional da área de processos, o CBPP (Certified Business Process Professional) concedida pela ABPMP Brasil. O curso do IEC nos prepara para realizar o exame e conquistar a certificação.


- Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho?

As dicas são: gostem de estudar e sejam curiosos. Tenham sede de conhecimento e coragem para aplicar na prática o que aprenderam. O mercado valoriza principalmente três características nos profissionais: competência técnica e conhecimento; capacidade de lidar com pessoas e capacidade de atingir resultados.


- Na nossa reportagem de capa falamos sobre a participação em dinâmicas de grupo de processos seletivos. Você já participou de alguma dinâmica? Como foi a experiência?

Sim, já participei de várias dinâmicas de grupo e sempre me saí muito bem nelas. Para mim, foram experiências normais, uma vez que sou participante do Movimento Escoteiro desde os oito anos de idade e no Escotismo o trabalho em equipe e a conquista de resultados em conjunto são atividades cotidianas para as crianças e jovens. As dinâmicas de grupo servem para que os candidatos sejam avaliados em suas capacidades de liderança, pró-atividade e espírito de equipe e essas são características que podemos aprender e melhorar cada vez mais!

03/09/2014

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263