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Número 71 | 07/10/2014 a 02/11/2014

Preparar uma boa apresentação seja para o chefe, um cliente ou investidor exige esforço e muita pesquisa. É um momento difícil até mesmo para os mais disinibidos. É preciso fornecer informações essenciais para convencer o público das suas ideias. No caso de potenciais clientes e investidores, é necessário mostrar porque a sua empresa é a melhor opção, com dados precisos e transparentes, mostrando a credibilidade do seu trabalho.

A maior dificuldade em desenvolver uma boa apresentação muitas vezes começa na montagem do material, selecionando o melhor conteúdo para vender uma ideia. “A apresentação para ser de sucesso deve antes de tudo ser bem planejada. O profissional deve investir na expressão não verbal. O pesquisador americano Albert Mehrabian fez uma estimativa da proporção verbal/não verbal do comportamento e concluiu que 55% da mensagem é transmitida via linguagem corporal. Ainda segundo o mesmo estudo, a voz é responsável por 38% e as palavras apenas por 7% na transmissão da mensagem. É preciso alterar o volume e a velocidade da voz. O corpo tem que passar uma mensagem de leveza e os gestos devem estar em sintonia com as palavras”, explica o professor Márcio Barros, coordenador do curso do Curso de Oratória para o Marketing Pessoal da PUC Minas.

Segundo o professor, nunca é bom tentar decorar o texto. “O profissional deve sempre focar no conteúdo da palestra por meio de técnicas de memorização, tendo domínio do assunto que será apresentado”, garante.

No curso Oratória para o Marketing Pessoal, oferecido pela PUC Minas, o aluno aprende as técnicas necessárias para convencer o seu público: como estruturar uma palestra, se posicionar no palco, responder objeções, falar de improviso, usar visuais, desenvolver a criatividade e a intuição, promover debates, usar fatos, participar de entrevistas e formular objetivos.

Quando o assunto é a avaliação do chefe, o professor Márcio Barros, acredita que o que mais está sendo avaliado é a autoconfiança e a competência do funcionário para transmitir a mensagem.

Dicas para ter sucesso na apresentação
- Linguagem não verbal
- autoconfiança
- não tentar memorizar todo conteúdo

Dicas de Leitura
- Os Segredos das Apresentações Poderosas - Shinyashiki Roberto – Editora Gente – 2012
- 10 dicas para fazer uma presentação de sucesso

02/10/2014

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