IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 71 | 07/10/2014 a 02/11/2014

Coordenador na área de Direito Público e sócio do escritório de advocacia Melo Campos Advogados, Thiago Seixas é graduado em Direito e aluno do curso LL.M. em Direito Tributário, ambos pela PUC Minas. O aluno acredita que ser sincero e sucinto é a principal dica para ter uma apresentação de sucesso. Ele ressalta que em muitos casos, as pessoas tentam impressionar e acabam não passando a devida credibilidade na hora da apresentação.

- Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.

Formei em 2005 em Direito na PUC Minas, no campus Coração Eucarístico, e trabalho, desde 2003, no escritório de advocacia Melo Campos Advogados (de 2003 até 2005 - como estagiário, e a partir de então como advogado) . Em 2008 virei sócio do escritório e fui alçado à condição de coordenador da área de Direito Público, que ocupo até a presente data.

- Como o investimento no curso de pós-graduação em Direito Tributário (LL.M.) tem contribuído na sua carreira profissional? Como você utiliza os conhecimentos dessa área?

O LL.M. em Direito Tributário é o curso ideal, único em Belo Horizonte, para profissionais que pretendem se aprofundar no conhecimento prático da matéria tributária, pois não aprofunda questões teóricas e doutrinárias como os cursos de pós graduação strictu sensu, e nem se equipara aos cursos tradicionais de pós graduação lato sensu, que são meros repetidores das matérias ensinadas na graduação. A metodologia com estudo de casos, leitura prévia e debates dos temas por todos os alunos em todas as aulas torna o ensino mais dinâmico e não compromete a fixação do conhecimento. O mais importante, todavia, é a interação que proporciona entre os alunos e os professores, todos profissionais atuantes e com reconhecimento nas áreas das disciplinas que ministram.

- Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?

A minha intenção é continuar contribuindo para o crescimento sustentado do escritório do qual sou sócio, o que refletirá o meu crescimento profissional.

- Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho?

Trabalhar, estudar, trabalhar e estudar. Não basta só estudar, não basta só ‘bater ponto’. O mercado de trabalho quer pessoas que se dediquem e que estejam atualizadas. Não basta estar atualizado, ou achar que está atualizado, e não trabalhar com dedicação e compromisso com a empresa ou negócio. O mundo de hoje, por incrível que pareça, tem mais pessoas ‘atualizadas’ do que pessoas dispostas a trabalhar. Um sem o outro não diferencia ninguém.

- Na nossa reportagem de capa falamos sobre apresentações de sucesso. Conte um pouco da sua experiência no assunto. Poderia dar algumas dicas sobre o que você acha fundamental ter em uma apresentação de sucesso.

A minha dica é ser sucinto e sincero não apenas nas apresentações, mas em todas as comunicações empresariais (principalmente com os clientes). Muitas vezes as pessoas tentam impressionar e acabam não passando a devida credibilidade. E pior: não entregam aquilo que se comprometem a entregar.

É importantíssimo, neste sentido, ser sucinto e sincero para que a sua mensagem seja bem compreendida e para que aquilo que foi prometido seja entregue.

02/10/2014

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263