IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 72 | 02/11/2014 a 04/02/2015

Gerente da área de RH na empresa SYDLE, Alessandra Ravaiani é graduada em Psicologia e ex-aluna do curso de pós-graduação Gestão Estratégica de Pessoas, pela IEC PUC Minas.

- Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.

Sou Psicóloga, formei em 2009 e apesar de sempre ter gostado e até atuado na área clínica, vi rapidamente que o Recursos Humanos era onde estava a minha realização. Comecei a fazer estágios o mais cedo possível e foi como estagiária que entrei para a SYDLE, empresa em que estou há seis anos, passando pelos cargos de Analista e, atualmente, Gerente da área de RH. Nesta empresa, temos o processo de Gestão de Pessoas premiado há oito anos consecutivos e somos considerados uma das Melhores Empresas para Trabalhar da América Latina, segundo o Great Place To Work. (http://www.sydle.com/br/premiacoes/)

- Como o investimento no curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas tem contribuído na sua carreira profissional? Como você utiliza os conhecimentos dessa área?

Após um ano de formada, percebi que estava na hora de me especializar. O curso de Psicologia nos possibilita uma percepção diferenciada, uma escuta apurada, entre diversos outros aspectos fundamentais para área, mas faltava o viés de negócio. Então decidi pelo curso de Gestão Estratégica de Pessoas do IEC, que oferecia uma ótima grade curricular e, além de outros pontos, visava possibilitar essa visão de negócio, o que se cumpriu ao longo do curso.

- Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?

Um mestrado sempre esteve nos meus planos. Mas talvez espere um pouco mais. Por enquanto, quero continuar fazendo da SYDLE uma empresa diferente, sendo sempre um excelente lugar para trabalhar.

- Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho?

Se você é da área de RH, preocupe-se em escutar as pessoas e não se prender apenas ao operacional de seu trabalho. Além disso, se tiver a chance de trabalhar de forma generalista, o faça, pois a visão do todo permitirá melhores críticas e percepções da organização. Preocupe-se também em ler, estudar sempre e ver as tendências do mercado, além de discutir com outros profissionais. Não fique somente no “mundo” da sua empresa, veja o que os outros RHs estão fazendo e aprimore aquilo que você já faz. Por fim, não se limite a contratar ou treinar pessoas. O RH precisa ser estratégico dentro da organização, com importância no processo produtivo da empresa, com influência nos resultados e um parceiro do negócio.

- Na nossa reportagem de capa falamos sobre trabalho em equipe. Conte um pouco da sua experiência no assunto. Poderia dar algumas dicas sobre a importância do trabalho em equipe e como trabalhar bem aceitando as diferenças de opinião e pontos de vista.

Nenhuma empresa se faz sozinha e acreditamos que são as pessoas que fazem qualquer organização ser o que é. Na nossa realidade da SYDLE, por exemplo, em nossos processos de seleção, mesmo que um candidato seja excelente tecnicamente para sua área, avaliamos se suas características pessoais, seus valores e aspectos de personalidade, combinam com nossa forma de agir e pensar. Caso contrário, a contratação não será concretizada e, assim, conseguimos manter nosso excelente clima e ambiente de trabalho.

Mas claro que trabalhar em conjunto será sempre um desafio, afinal as pessoas serão sempre diferentes umas das outras. Por isso é muito importante ter maturidade para não levar desentendimentos do trabalho para o âmbito pessoal, além de sempre procurar manter a abertura para que as pessoas se sintam livres para falar aquilo que lhes incomodam, esclarecendo possíveis desentendimentos e, com isso, evitando desgastes desnecessários.

21/10/2014

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263