IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 40 | 25/03/2011 a 10/04/2011

Trabalho em equipe: como ajudar o seu time a ganhar “campeonatos” no mercado de trabalho


O que um time de futebol, uma orquestra sinfônica e até uma colméia de abelhas têm em comum com o profissional inserido no mercado de trabalho? A resposta não é complicada e nem requer muito gasto de energia. Todos os três exemplos citados utilizam a soma de esforços pessoais com o intuito de conquistar resultados coletivos expressivos para a comunidade ou organizações, através do trabalho em equipe.

O ex-jogador americano de basquete, Michel Jordan, defende que “com talento ganha-se partidas e com trabalho em equipe e inteligência, ganham-se campeonatos". A diferença está justamente nos resultados. A junção de habilidades, competências e experiências é que leva o profissional a atingir o sucesso.

De acordo com a professora Cintia Borges, coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Pessoas, do IEC PUC Minas em Divinópolis, o trabalho em equipe representa a união de esforços para um fim comum, sendo que dessa união existe a percepção de ganhos por todos os envolvidos. “A palavra equipe sugere que os profissionais, cada qual com sua competência, podem contribuir de maneira singular para a realização das atividades definidas”.

Vantagens

Quem sai ganhando com o trabalho em equipe não são só os profissionais. A coordenadora lembra que investir neste tipo de trabalho pode trazer vantagens e influenciar na geração de resultados positivos, inclusive, para as organizações. “Se as pessoas se envolvem de maneira eficiente e organizada, os ganhos são percebidos pela própria harmonia conseguida, no sentido de complementariedade, em que se exploram mais as habilidades e competências, gerando meios alternativos de melhorar o desempenho da equipe e, por conseguinte, da empresa”, ressalta.

Além disso, desenvolver uma atividade em conjunto pode ser uma estratégia importante para melhorar a efetividade do trabalho e elevar o grau de satisfação do trabalhador. “Na verdade, as pessoas só trabalharão em equipe se estiverem satisfeitas com o ambiente de trabalho, ou seja, se perceberem ganhos com o que se propõem a fazer, sendo estes não necessariamente vinculados à remuneração. Assim, se as ações que buscam a satisfação dos funcionários podem ser vistas como estratégica, logo, o trabalho em equipe se beneficia desse enquadramento”.

Comprometimento

Desenvolver habilidades e comportamentos para se sair bem nos trabalhos em grupo são características necessárias em qualquer ambiente, seja ele de trabalho ou não. Cinthia Borges aconselha que para obter êxito nesse trabalho, os profissionais devem ser proativos, estimular a comunicação, favorecer os relacionamentos, ser flexível, observar, ouvir posicionamentos sob diferentes perspectivas, gostar de leitura e extrapolar aquilo que sua área de atuação oferece. “É a partir da interdisciplinariedade que conseguimos idéias criativas e inovadoras”, defende.

Mas é importante lembrar que enquanto para muitas pessoas trabalhar em equipe é um prazer e garantia de resultados, para outras nem tanto e acabam sendo uma dificuldade e desafio no mercado de trabalho. Para a professora, os profissionais que sentem dificuldades de trabalhar em equipe, na verdade, possuem dificuldades em se relacionar e, possivelmente, possuem uma limitação em seu campo de atuação, o que as deixam muitas vezes com receio de perder destaque em uma organização. “Elas sabem que se não se destacarem no grupo, possivelmente serão eliminadas por ele. Mas ao mesmo tempo se esquecem que, por meio dessa inserção, existe a possibilidade de um aprendizado em proporções mais intensas e substanciais”.

As empresas podem ajudar os funcionários a superar as limitações pessoais, além de incentivá-los a trabalhar melhor em equipe.  Dicas como oferecer um ambiente de trabalho em perfeitas condições para execução de qualquer proposta, o que inclui uma gestão aberta e participativa, e incentivar os espaços de comunicação podem ser saídas eficientes para estimular os funcionários e de garantir um bom resultado nos trabalhos em equipe. 

Dicas de Leitura a respeito do tema:

  • Desenvolvimento interpessoal - José Olympio Moscovici; 
  • Equipes dão certo - José Olympio Moscovici; 
  • O trabalho em equipe - Roger Mucchielli; 
  • Ser criativo: o poder da improvisação na vida e na arte - Stephan Nacamanovitch. 
  • A vida afetiva dos grupos - M. Pages. 


 

21/03/2011

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263