IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 41 | 29/04/2011 a 12/05/2011

Tecnologia: Saiba de que forma essa ferramenta pode otimizar a sua vida profissional


Trabalhar sem utilizar ferramentas modernas de tecnologia? Realizar atividades diárias quando o iphone ou o computador está com problema? Ficar sem conexão de internet? Essas são perguntas fáceis de serem respondidas pelos profissionais da atualidade. Praticamente impossível, desde o momento em que a tecnologia acabou se tornando uma ferramenta poderosa e fundamental na interação das pessoas com o mundo. 

Para Pierre Levy, autor consagrado de vários livros no estudo da história, filosofia e antropologia da informação, a tecnologia vem mudando as relações humanas e, segundo ele, “novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho e a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos”.

A professora Ana Catarina Lima Silva, coordenadora do curso de pós-graduação de Gestão Estratégica de Processos de Negócio, lembra que o desenvolvimento de novas tecnologias está cada vez mais acelerado, facilitando, assim, a comunicação, aumentando a produtividade e interligando empresas e processos. “A tecnologia está cada vez mais presente na vida pessoal e profissional. Nas empresas, ela é um fator importante para a competitividade, mas é importante lembrar que, exceto em organizações estritamente com foco tecnológico, a tecnologia é um meio e não um fim”.

A coordenadora acredita, ainda, que a tecnologia pode ser vista como uma aliada para os profissionais inseridos no mercado de trabalho, especialmente para aqueles que têm maior domínio ou mesmo facilidade de aprender e dominar a ferramenta. “Não há como dominar todas as tecnologias existentes. Assim, muitas vezes, conhecer uma determinada ferramenta tecnológica a fundo, e saber utilizar ou ter facilidade com várias outras, já traz um grande diferencial para o mercado. Saber utilizar tecnologias atuais, gostar e ter interesse em conhecer outras mais novas, que são importantes para produtividade e resultados nas empresas, poderão fazer uma grande diferença, sobretudo, para que os profissionais tenham um bom posicionamento no mercado e almejam crescimento na carreira”.

Adaptação ao mundo cada vez mais tecnológico

Atualmente é comum presenciar a interação constante das pessoas com recursos tecnológicos como ipods, celulares, notebooks e uma série de outras ferramentas, que, segundo a professora Ana Catarina, podem trazer benefícios significativos, tanto para a vida pessoal quanto profissional, mas com ressalvas. “Com certeza podem, desde que sejam bem utilizadas. Esse é o risco e erro que muitos profissionais cometem. O volume de novas tecnologias e a facilidade/acessibilidade de uso de cada uma delas andam muito acima do que era visto há alguns anos”.

Segundo a coordenadora, é preciso manter o cuidado para não cair na perda de eficiência e produtividade pelos desvios proporcionados pelas possibilidades (e atratividades) de uso das tecnologias. “Tudo em equilíbrio é importante e saudável, inclusive para que a pessoa possa ser bem sucedida profissionalmente, uma vez que o resultado positivo na empresa (produtividade, eficiência, eficácia e efetividade) é que vai ser determinante na evolução e crescimento de uma carreira”.

Seguem algumas sugestões da professora:

- Investir em cursos de formação (que passam por cursos de tecnólogo, graduações, pós-graduações) são os grandes aliados na base do profissional;
- Treinamentos de menor porte também são importantes, pois nem todas as tecnologias conseguem ser incluídas em qualquer uma dessas modalidades de cursos;
- Como novas tecnologias surgem a cada dia, esteja atento às novidades e movimentos de novas tecnologias;
- Não adianta só conhecer a tecnologia, a teoria aliada à pratica de suas atividades serão importantes também. Existe o que se chama de Triângulo da Qualidade, que é importante que esteja devidamente equilibrado nas empresas: pessoas-processos-tecnologia. Assim, não adianta que a empresa tenha um excelente conjunto tecnológico se não existirem pessoas que saibam utilizá-las e/ou processos, que apoiem seu uso de modo a proporcionar os resultados adequados de produtividade e lucratividade para a empresa;
- Esse mesmo Triângulo da Qualidade também é aplicado às pessoas. Somente o foco em tecnologia é perigoso. É necessário ter um equilíbrio também em relação ao conhecimento da tecnologia e dos assuntos relativos à sua profissão e funções exercidas na empresa. Além disso, é importante que o profissional procure saber quais os passos a serem realizados no dia-a-dia de trabalho da empresa e o motivo da importância daquela tecnologia para a empresa (contexto).
- Não ignore a tecnologia. Assim como as empresas que não buscam se aperfeiçoar tecnologicamente passam a ter um risco relacionado à ter reduzida sua competitividade, os profissionais também precisam cuidar de sua evolução no conhecimento tecnológico para também manter (ou aumentar) sua competitividade no mercado como profissional.

Dicas de livros sobre o assunto: 

  • Does IT Matter? Information Technology and the Corrosion of Competitive Advantage – Autor: Nicholas G. Carr (2004);
  • Filosofia World: o Mercado o Ciberespaço a Consciência - Autor: Pierre Levy (2001);
  • Cibercultura. Autor: Pierre Levy (1999).

25/04/2011

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263