número 23 | 19/08/2009 a 31/08/2009

Destaque

Mantenha o seu cérebro vivo, de Lawrence Katz e Manning Rubin

Neuróbica consiste de ginástica para o cérebro. Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que Neuróbica, a “aeróbica dos neurônios”, é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro.

Cerca de 80% do nosso dia a dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro. Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios cerebrais que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa.

Opinião

O que você faz para exercitar o cérebro?

"Para exercitar o cérebro, acho importante manter um hábito de leitura regular, assistir a filmes e peças de teatro, aprender coisas novas, pesquisar e estudar. Um momento para se organizar as informações obtidas também é muito importante. Outra coisa boa para exercitar o cérebro é manter contato com pessoas, conversar e contar casos. Além disso, ter uma rotina de alimentação saudável e fazer exercícios físicos ao ar livre é essencial, é o que prefiro.”

Ghisèle Baeta Frota – aluna do curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas do Prepes PUC Minas.

“Para exercitar o cérebro acredito que além de tudo precisamos escolher uma atividade que nos dê certo tipo de prazer. Eu escolhi o Sudoku, um joguinho de lógica numérica que têm vários níveis de dificuldade sendo um desafio para o cérebro. Ao mesmo tempo considero a atividade muito prazerosa quando realizada por completo. Gosto também do jogo dos sete erros de jornais e revistas, é sempre uma diversão!!!”


Amanda Marques - aluna do curso de pós-graduação em Formação em Psicoterapia de Família e de Casal do IEC PUC Minas.

Oportunidades

Acontece na PUC

Acontece em BH

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, escreva para imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263