número 31 | 09/04/2010 a 27/04/2010

Destaque

Opinião

Qual a importância do profissional dominar a Comunicação no ambiente de trabalho?

"Sem dúvida a comunicação escrita e oral é fundamental para o profissional no mercado de trabalho. É importante salientar que não adianta ter o conhecimento se você não souber se expressar bem, seja de forma verbal ou escrita. No meu meio, a oratória é essencial, não só para apresentar uma tese e nos tribunais, como também para ter o domínio em reuniões. Se o profissional não souber apresentar seus pensamentos e argumentos, não adianta só ter o conhecimento teórico e jurídico. Relacionar tudo isso com uma fluência verbal correta sem dúvida faz diferença. Vejo com nitidez que o advogado que sabe expor suas idéias, não só através da escrita como também da oratória tem o seu destaque, sendo assim, mais convocado para as reuniões importantes, passando a fazer ostentações orais nos tribunais, além de ser reconhecido na administração, tanto pelos demais colegas como nas demais áreas que demandam a apresentação do jurídico".

Deise Aparecida de Souza, advogada e aluna do curso de especialização em Direito Público do IEC PUC Minas

"O domínio da nossa língua padrão tem sido muito exigido no mercado de trabalho. Este fato acaba sendo um diferencial para os profissionais que têm o conhecimento da língua portuguesa. Percebo com a minha experiência na área de Revisão de Texto que as pessoas estão buscando superar as falhas do ensino básico para se inserir melhor no mundo do trabalho. Muitas vezes, por falta desse domínio, já tive que prestar serviço para profissionais de várias áreas ajudando no dia a dia de trabalho de revisão de livros, monografias e teses. Não podemos esquecer que a comunicação oral também é importante, mas acaba envolvendo outras habilidades do profissional. Na minha opinião, o domínio da língua padrão é essencial".

Samire Coelho, revisora de texto e aluna do curso de Revisão de Texto do Prepes PUC Minas

Oportunidades

Acontece na PUC

Acontece em BH

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, escreva para imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263