número 34 | 23/06/2010 a 08/07/2010

Destaque

Opinião

Você tem atitudes ecologicamente responsáveis?

 

“Trabalhei, recentemente, durante três anos em uma escola no interior de Minas, onde pude desenvolver vários projetos de educação e preservação ambiental. Utilizávamos muito as datas comemorativas, como o Dia da Água, da Árvore e do Meio Ambiente, para trabalhar com as crianças essa conscientização, uma vez que elas são disseminadoras de opinião, passando essa importância para a família de se preservar a vida ambiental. De uma forma geral, também trabalhávamos com materiais recicláveis com as crianças e com temas de preservação nos trabalhos. Também na secretaria utilizávamos papéis reciclados. Percebo que essas atitudes são fundamentais e essenciais, especialmente na área de educação, criando uma consciência crítica e trabalhando na formação do cidadão desde pequeno. Atitudes como estas são importantes, de uma forma geral, em todos os ambientes de trabalho, uma vez que a questão ambiental permeia todas as profissões”. Raquel Machado - aluna de pós – graduação em Psicologia da Educação do PREPES PUC Minas. 

"Foram raras às vezes, que as empresas onde trabalhei, desenvolveram atitudes responsáveis de preservação do meio ambiente. Essa preocupação é algo atual e vem convocando e chamando a todos para se comprometerem e se conscientizarem para a importância disso. Primeiro pelas questões atuais de degradação e dos desastres naturais causados direta ou indiretamente pela ação do homem, o que nos chama a ter uma preocupação maior com o meio ambiente. Uma das atitudes que acho louvável, por parte das empresas, é a reciclagem do lixo, inclusive o IEC vem fazendo a coleta seletiva do lixo nas suas dependências, diminuindo a sujeira jogada no meio ambiente. Na minha casa nos preocupamos em separar o lixo e em dar preferência para comprar materiais que sejam reciclados. Também abolimos as sacolas de plástico para fazer as compras, evitando levar para casa muitas embalagens, que demoram a se degradar. Estas são algumas atitudes que valem a pena na preservação do meio ambiente, não só para gente, como para as gerações futuras". Ediane Antônia dos Santos - aluna de pós- graduação em Direito Tributário do IEC PUC Minas.

Oportunidades

Acontece na PUC

Acontece em BH

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, escreva para imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263