IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 79 | 02/09/2015 a 02/10/2015

Destaque

Profissionais e a presença digital

"Currículo é coisa do passado". Será mesmo? Por que hoje é tão importante ter uma presença ativa nas mídias sociais? Como ser encontrado pelos recrutadores? Para o coordenador da pós-graduação em Comunicação Digital da PUC Minas, Caio César Giannini, a resposta seria sim e não. "Aquele Curriculum Vitae que a gente comprava modelinhos e imprimia com uma foto é coisa do passado. Mas ainda é muito importante que você mantenha uma versão deste documento adequada a nossa realidade atual. Isso pode ser feito em plataformas de mídia e rede social como o LinkedIn, por exemplo, ou em sites dedicados a funcionar como cartões de visita expandidos (about.me é um deles)", explica. 

O professor Caio recomenda também que os profissionais criem um portfólio das atividades que desempenham. "Um espaço que concentre exemplos e descreva trabalhos com os quais o profissional já esteve envolvido e que mostre o que é capaz de fazer. Mais do que apenas dizer que você tem um diploma, as empresas querem saber do que você é capaz", defende.

Mesmo que o profissional não faça parte de nenhuma rede profissional, ele deve ficar atento às publicações que faz na rede particular, como no Facebook, por exemplo. "Uma coisa simples de se fazer para evitar qualquer tipo de aborrecimento é pensar que tudo o que colocamos online é público. Mesmo que você compartilhe apenas com um grupo de amigos ou apenas com uma única pessoa, encare aquilo que está sendo compartilhado como público. Isso significa que eventualmente qualquer um pode ver o que você colocou online ou enviou para alguém. Usando este filtro fica fácil. Basta o bom senso. Da mesma forma que você presta atenção nas coisas que os outros compartilham, as pessoas prestam atenção em você", acredita.

Ser "amigo" do chefe nas redes sociais é uma boa ideia? Veja o que o professor Caio tem a dizer sobre isso:

Por qual motivo não seria? Apenas se você não gostar dele ou dela, não é? Se você tem uma postura profissional e decente nas plataformas sociais, pode ser amigo de seu chefe, de seu ex-chefe e por aí vai. Tudo depende de seu comportamento. Se você for uma pessoa interessante, eu gostaria de ser seu amigo mesmo depois que você se desligou da empresa. Uma pessoa que usa as plataformas sociais para falar mal do chefe precisa rever suas atitudes, não é o caso de tomar cuidado com as amizades.

Agora, o chefe também precisa ser uma pessoa que mereça ser seu amigo na plataforma social. Se ele é daqueles que te manda uma mensagem de trabalho não urgente no Facebook em pleno domingo... melhor reconsiderar. 


Você quer começar a utilizar as redes profissionais, mas não sabe por onde começar? Confira algumas dicas do professor Caio Giannini:

Fale a verdade. Não coloque qualificações que não sejam verdadeiras. Qualifique as pessoas de sua rede com sinceridade e peça que façam o mesmo com você. Conte sua história profissional da melhor maneira possível. Se for o caso, vale muito a pena receber testemunhos positivos de pessoas que trabalharam com você. Isso ajuda muito aqueles que estão analisando seu perfil para contratação a te conhecer melhor e saber como você se comportou antes.
 
Por último, recomendo que use a função de publicação de conteúdo. É uma excelente maneira de mostrar o que você sabe e os assuntos que domina. Mas procure fazê-lo com textos de sua autoria, com suas reflexões e considerações. Nada de errado em vez por outra recomendar leituras. Mas o mais bacana mesmo é você escrever e mostrar o que sabe.

Sugestões de leituras:

Como tornar o perfil no LinkedIn mais atraente
Veja 8 dicas para usar as redes sociais a seu favor profissionalmente

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824