IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 81 | 01/11/2015 a 02/02/2016

Destaque

Advogado que dá aula em cursinhos. Psicóloga que dá palestras motivacionais. Arquiteta que faz bolos. Professor de biologia que presta consultorias ambientais. Seja por necessidade financeira ou por satisfação pessoal, está cada vez mais comum ver pessoas envolvidas em mais de uma atividade profissional, que pode ser um emprego, negócio próprio ou mesmo um hobby.

O grande problema que os profissionais encontram quando estão nessa situação, geralmente, está relacionado a falta de planejamento e foco. Para o professor Daniel Furletti, do departamento de economia da PUC Minas, ter duas carreiras é bom quando o profissional enxerga nelas uma complementariedade e um meio para seu crescimento. “Quando ocorre uma relação de simbiótica, ambas se fortalecem”, garante. Além de economista, o professor Daniel dá aulas na Universidade. “A atividade profissional de economista proporciona uma maior aderência ao mercado que pode ser transportada para a sala de aula, enriquecendo, sobremaneira, o ambiente acadêmico. Por outro lado, a atividade acadêmica acarreta uma atualização e capacitação sistemática que acaba por fortalecer a capacitação profissional”, pontua.

Para psicóloga Virginia Gherard, também professora na PUC Minas, é importante que profissionais busquem alternativas de trabalho coerentes com sua vocação  ou interesse específico. Assim, as iniciativas de trabalho devem considerar uma coerência que agregue, complemente sua carreira, ou que de alguma forma, acrescente experiências, aprendizados e contribuam para sua autorrealização.

Confira algumas dicas para carreira da professora Virginia Gherard:
- Busque estabelecer uma meta e defina objetivos para sua carreira – de longo e curto prazo;
- repense e amplie o autoconhecimento, identificando suas competências e oportunidades de desenvolvimento;
- amplie sua capacidade de informação no mercado, identificando perspectivas futuras. Ex: que atividades terão maior valorização, que atividades não são valorizadas ou perderam o valor de mercado?;
- mantenha-se atualizado e invista na sua qualificação e educação continuada.
- esteja aberto a novas possibilidades e reconsidere sempre que necessário, atualizando seu planejamento, principalmente caso o  mercado aponte para novas perspectivas.
-não perca seu foco e seu objetivo na carreira. É possível que você necessite rever estratégias e repensar o caminho para no futuro alcançar seus objetivos
- acredite em seu potencial e busque acrescentar atividades que lhe gerem realização e satisfação pessoal.

Dicas de leitura:
Como ter duas carreiras e sucesso em ambas - Exame.com
10 perguntas essenciais na hora de fazer o plano de carreira

8 exemplos de hobbies que se transformaram em carreiras

E você, exerce duas atividades profissionais? Ou mesmo por hobby? Como concilia mais de uma atividade no seu dia a dia? Conta para gente ( imprensaiec@pucminas.br).

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824