IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 82 | 03/02/2016 a 03/03/2016

Destaque

Profissionais com mais de 40: dicas para quem está ou deseja reingressar no mercado

Está com mais de 40 anos e não consegue recolocação no mercado de trabalho? Já ouviu frases do tipo "você já está velho para essa função"? Acredita que depois dos 40 é mais difícil conseguir emprego? Bom, a verdade é que o mercado de trabalho mudou muito. As pessoas não mais passam a ‘vida inteira’ em uma mesma empresa, muito pelo contrário, estão sempre em busca de oportunidades. E essa, meu caro, aparece para aqueles que estão preparados, independente da idade.

Todos sabem que o momento da economia não é tão favorável e que as empresas estão cada vez mais enxugando o número de funcionários. O movimento do mercado de trabalho é de retração. Este cenário exige profissionais melhor qualificados e com competências bem desenvolvidas e esta é a grande dificuldade das empresas. "Recursos humanos de baixo custo, mas que não geram resultados, não são uma estratégia inteligente e em pouco tempo precisarão ser substituídos", defende Laura Ituassu, consultora e diretora da Itrade Soluções Inovadoras.

Para a consultora de carreira, esse contexto pode ser favorável ao profissional de 40 anos, desde que ele esteja bem capacitado e esteja disposto a aceitar benefícios e outras vantagens na composição salarial. "Não é o momento de almejar salários muito altos e isto não quer dizer aceitar qualquer oferta. É preciso saber fazer acordos com a empresa, entender o contexto em que ela se insere e combinar possibilidades de aumento salarial em função de resultados que o profissional vai ajudar a conquistar", argumenta.

Profissionais com competências empreendedoras, que se comprometem com metas e abraçam a visão e a missão da empresa, fazem toda A diferença. Eles abrem novos caminhos, contornam melhor os obstáculos e têm mais serenidade em situações de tensão. "O perfil do profissional de 40 anos carrega uma maturidade e uma prontidão para reações às adversidades que os coloca em vantagem na comparação com profissionais muito jovens", define Laura Ituassu. 

“Estou com mais de 40 anos e quero voltar ao mercado”...

É o seu caso? Veja o que  a consultora de carreira, Laura Ituassu, fala sobre isso:

“É fundamental que o profissional que deseja voltar ao mercado se prepare para tal, atualizando-se em cursos de formação. Desde cargos operacionais, atualizando-se em novas ferramentas, até cargos gerenciais e estratégicos, atualizando-se em pós-graduação de áreas técnicas ou gerenciais, a formação acadêmica pode ser um diferencial significativo no currículo, além de mostrar, para as empresas recrutadoras, que este profissional é ativo e busca ampliar seus horizontes – qualidade muito procurada para os postos de trabalho.

Os cursos de formação, os de pós-graduação em especial, oferecem uma rede de relações valiosa e, com frequência, colegas indicam uns aos outros para vagas nas empresas em que trabalham. A relação com os professores também é fundamental, eles são uma referência de conhecimento na área em que atuam e são contatados por empresas a toda hora.

Outra providência muito importante é ter o currículo atualizado e bem estruturado. É preciso buscar referência de profissionais atuantes no mercado e saber descrever suas habilidades e competências de forma clara e alinhada com as colocações que o profissional almeja. Cada vez mais as contratações passam pelas redes sociais para recrutamento e ter o perfil no Linkedin é fundamental. Existem muitos vídeos e cursos que ajudam as pessoas a estruturarem seus currículos nesta rede profissional.”

Dicas de leitura sobre o tema:

- 6 carreiras para profissionais acima dos 40 anos de idade 
- Livro : Carreiras sem fronteiras e transição profissional no Brasil, de Elza Fátima Rosa Veloso, Ed. Atlas.
- Livro :  Foco, de Daniel Goleman, Ed. Objetiva.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824