IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 83 | 02/03/2016 a 01/04/2016

Fala, Professor!

Elas no comando

Recente estudo do Peterson Institute for International Economics apontou que ter mulheres em altos cargos executivos pode estar diretamente relacionado a uma maior rentabilidade da companhia. Para chegar à conclusão, a organização utilizou uma base de dados de 22 mil companhias abertas de 91 países. Conheça algumas mulheres que estão transformando empresas, instituições e, por que não, o mundo que vivemos:

Acesso ao conhecimento:
Alexandra Elbakyan está comprando briga no mundo das publicações científicas. A Elsevier, uma das maiores editoras de ciência do mundo, está processando a neurocientista que criou o site Sci-Hub, que disponibiliza ilegalmente mais de 48 milhões de artigos científicos de graça. Para ela, ilegal é o modelo de negócios da Elsevier, que fere a Declaração Universal dos Direitos Humanos no trecho que diz que “todos têm o direito de participar livremente na vida cultural da comunidade, tirar proveito das artes e dos avanços científicos e seus benefícios”.

Cinema:
A cineasta mineira Petra Costa faz da condição de ser mulher o ponto de partida para tecer suas histórias. Seu último filme, Olmo e a Gaivota, foi o grande vencedor do Festival de Cinema do Rio 2015, categoria documentário. Resultado de uma bolsa de estudos, a obra contou com codireção da diretora dinamarquesa Lea Glob. Petra já havia atraído o olhar da crítica com Elena, premiado em festivais ao redor do mundo e aclamado pela crítica, considerado uma experiência única no cinema. 

Pra ficar de olho: “We Do It Together”, organização sem fins lucrativos, tem o objetivo de produzir filmes feitos por mulheres e sobre mulheres. Integram o time Jessica Chastain, Queen Latifah, Juliette Binoche e Catherine Hardwicke, além da diretora brasileira Kátia Lund.

Uma mesa para muitos:
A jornalista Bárbara Soalheiro acredita que fazer é o melhor jeito de aprender. Formada pela PUC Minas, ela é a criadora do Mesa&Cadeira, projeto inovador que reúne profissionais para conceber, desenvolver e prototipar soluções em um curto período de tempo. A cada final de projeto, surge um novo produto, já pronto para ser lançado. Bárbara já sentou-se em sua mesa para pensar soluções para a Natura, Fiat, Samsung, além de Kobe Briant, um dos mais renomados nomes do basquete mundial.

Pacote premiado:
Cristina Boner era professora universitária quando, na década de 1990, conheceu o pacote Windows. Após esse primeiro contato, ela vislumbrou que a empresa se tornaria uma das primeiras revendas brasileiras da Microsoft. Os primeiros clientes foram entidades públicas. Em 2014, o grupo faturou R$ 500 milhões e ela planeja atingir, até 2017, faturamento de R$ 1,2 bilhão, sem contar possíveis aquisições.

Para o alto e avante:
Rafa Cappai formou-se em Comunicação na PUC Minas. Em 2010, ela tirou as ideias do papel e criou a Espaçonave, uma espécie de escola livre que apoia e divulga, por meio de cursos e palestras, métodos que ajudam as pessoas a fazer o que ela fez: tirar suas ideias do papel para empreender e viver fazendo o que amam. Além do conteúdo gratuito que ela disponibiliza em seu site (http://www.espaconave.com.br/comece-aqui/), Rafa criou o Decola! Lab, curso online de oito semanas, que ensina o passo-a-passo pra empreender e transformar paixão e talento em negócios Por meio de vídeos, exercícios e webseminários ao-vivo divididos em seis módulos, a participação no Decola, atualmente, conta com lista de espera. São mais de 50 horas de informação e conteúdo, tudo gerenciado e acompanhado de perto por Rafa.

Unidas e organizadas:
Tabatha Moraes é a criadora do Mulheres que Decidem, grupo que se dedica a impulsionar o desenvolvimento do empreendedorismo feminino por meio de cursos e troca de experiências. Eventos de networking, cursos, workshops e palestras ajudam a criar o ambiente propício para a geração de negócios entre as participantes. Além do grupo fechado no Facebook, dos eventos presenciais e das palestras online, recentemente nasceu mais um braço da Rede, a Editora Mulheres Que Decidem, primeira editora brasileira voltada exclusivamente ao público feminino com a missão de dar voz a mulheres autoras em um mercado predominantemente masculino. Atualmente, o grupo tem mais de 28.000 participantes ativas e diversas representantes no Brasil e em países como Estados Unidos, Colômbia e Paraguai.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824