IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 84 | 02/04/2016 a 03/05/2016

Destaque

Mudança de carreira: como tomar a decisão?

Pensando em mudar de carreira? Tem medo das consequências que essa decisão pode gerar? Acha que está velho demais e que a sua chance já passou? Afinal, quais pontos devem ser avaliados na hora de tomar um passo tão significativo na vida profissional?

Para o professor Sandro Márcio da Silva, coordenador dos cursos de Gestão de Pessoas do IEC PUC Minas, esse tipo de mudança não é algo difícil de planejar. “Não é possível controlar o fluxo de mudanças da vida. Mas, por outro lado, é possível planejar você e a sua preparação para potenciais contextos adversos. Não é um cenário comum, pois poucos de nós têm a tendência de  "sair da zona de conforto". Todavia, considerando que a velocidade e a força das mudanças se apresentam, é importante tomar parte do tempo livre para avaliar a carreira constantemente”, defende.

Para o professor Sandro Márcio, é mais fácil, e tem maior chance de sucesso, fazer uma transição de carreira se o profissional tiver maior controle do que é e do que deseja ser. "Fundamental acompanhar também estudos e análise sobre a carreira pretendida. Quem não tem este hábito, terá, certamente, maior dificuldade em se acertar diante dos novos cenários”, avalia.

"A dica mais importante seria, se você tiver opção: faça aquilo que você ama fazer, faça aquilo que dá prazer, aquilo que, no seu entendimento, te torna um ser humano melhor. Muitos escolhem uma carreira diferente daquela que ama por questões salariais, ou por status, ou por reputação. Normalmente nenhuma delas paga as frustrações que o sujeito tem que sofrer para sustentar tais escolhas que vão se mostrando equivocadas.  Seja honesto e verdadeiro com seus sonhos", sugere o professor.

E a pós-graduação, ajuda no processo?

A pós-graduação, na visão de Sandro Márcio, bem como qualquer atividade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional, é capaz de aumentar o potencial do profissional para uma gama mais diversificada de possibilidades. “A especialização tem o privilégio de acrescentar ao profissional pensamentos, abordagens, metodologias, conceitos e erros que foram discutidos e aprendidos no passado por outras organizações e por outros profissionais. Por conta de trabalhar com os erros e acertos de outros agentes, erros estes que foram sintetizados e tratados em livros, artigos, monografias, dissertações e teses, aos quais chamamos vulgarmente de "teoria", pode nos conduzir por atalhos de aprendizagem. A ideia seria permitir ao aluno a apropriação dos erros comuns e estimulá-lo a incorrer em erros mais nobres e sofisticados, com potencial para torna-lo ser humano cada vez melhor”.

Dicas para aprofundar no tema:

3 etapas iniciais (e cruciais) de uma mudança de profissão
Como mudar de carreira aos 25, 35 e 45 anos
Como saber se estou pronto para mudar de carreira?
Como tomar decisões de carreira em tempos tão incertos?


Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824