IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 84 | 02/04/2016 a 03/05/2016

Opinião

Profissional que resolve mudar o rumo da carreira e apostou na pós-graduação

“ Eu trabalho na área da Engenharia Civil há mais de dez anos e agora decidi investi na pós-graduação pois tenho interesse em dar aula de matemática para adolescentes. A Engenharia me deu uma base muito boa de matemática, mas não para ser professora.” - Zélia Conceição Pereira, aluna da pós-graduação semipresencial para Formação de Professores em Ensino de Matemática

“ Tenho formação em Letras, mas trabalhei muitos anos no setor da mineração na área de comercial. Fiz três pós-graduações na área de administração e marketing durante esse tempo. Com esse período de cortes de gastos, as pessoas com mais tempo de empresa são as mais visadas na hora de demitir, e foi o meu caso. Como já estava com mais de 40 anos decidi focar em uma área em que pudesse encerrar minha carreira com mais tranquilidade sem preocupar com a idade. Escolhi a área do Direito. Fiz graduação e agora estou iniciando a pós-graduação em Direito Processual porque quero ter mais contato com o mercado de trabalho. Meu objetivo é trabalhar em um escritório de advocacia”- Elenilce Coelis, aluna da pós-graduação em Direito Processual.

" Sou formada em Psicologia e pós-graduada em Gestão de Pessoas. Fiz uma formação em Coaching. Trabalho na área de RH há 20 anos, sendo os últimos 14 anos numa mesma empresa. Tive a oportunidade de atuar com praticamente todos os subsistemas de RH (Recrutamento, Seleção, Treinamento, Cargos e Salários, Avaliação de Desempenho). Mas o mais importante disso tudo é que aprendi muito sobre o negócio ao qual estava inserida e comecei a entender que podia atuar de forma mais estratégica e sistêmica, contribuindo mais para os resultados do meu cliente. Para isso, precisava atuar como autônoma e adequar minha atuação conforme a necessidade / momento de cada cliente. Foi assim que surgiu a ideia de sair da empresa, mas continuar prestando serviço para o grupo empresarial, conciliando a experiência adquirida às necessidades do cliente. Hoje na Consultoria não tenho a rotina que o escritório me impunha, trabalho com mais autonomia, viajo bastante e a troca de experiências contribui para um amplo aprendizado" - Raquel Carvalhais, aluna do Pós-MBA em Consultoria e Mudança Organizacional .

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824