IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 85 | 02/05/2016 a 02/06/2016

Destaque

Você é um profissional workaholic?

"Faz expedientes longos e não se importa de trabalhar constantemente a esse ritmo. Não consegue aproveitar tempos de ócio e lazer e precisa estar constantemente envolvido em alguma tarefa ou atividade. Não completa o horário de almoço ou almoça na mesa do escritório, sem interromper o trabalho. Tem a incrível habilidade de trabalhar em qualquer lugar"*. Huuum, cuidado! Pode ser que você seja um profissional workaholic!

Mas, afinal, o que é ser um workaholic? Para a psicóloga e professora do Programa de Pós-graduação stricto-sensu em Administração da PUC Minas Carolina Santos, Doutora em Administração, a terminologia trata da dependência ao trabalho. São pessoas que trabalham de forma excessiva, que não conseguem desfrutar do seu tempo livre e, apesar de alguns reconhecerem este excesso de envolvimento, muitas vezes não conseguem diminuir o tempo dedicado ao trabalho. Vários autores ressaltam que são pessoas que apresentam um nível de ansiedade muito intenso e que se habituaram ao estresse. Além disso, utilizam o trabalho como válvula de escape.

"A família, os amigos, o lazer são deixados de lado. É comum também se sentirem culpados quando descansam e terem dificuldades de relacionamento com outras pessoas. A literatura trata de sintomas físicos e psíquicos de menor e maior grau. Psíquicos relacionados ao perfeccionismo em demasia e depressão. Os sintomas físicos estão relacionados ao estresse, a insônia, atitudes agressivas, falta e excesso de apetite, enfarto, úlcera e problemas no sistema imunológico. Mas, além das consequências para a saúde do profissional não podemos desconsiderar a insatisfação por parte da família devido ao pouco tempo dedicado à ela, ao muito tempo dedicado ao trabalho, e, também devido a comportamentos agressivos e de competição comuns no ambiente de trabalho e presentes em pessoas que apresentam essa terminologia", destaca a professora.

*Fonte: http://bit.ly/20Qpoq8

Leia mais sobre o tema:

10 sinais de que você é workaholic
Workaholic, o herói que virou vilão
Workaholic: quando o trabalho deixa de ser um prazer e se torna uma compulsão

Você sabe qual a diferença entre um trabalhador compulsivo de um trabalhador que trabalha com afinco? Leia nossa matéria da PUC Master.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824