IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 88 | 01/09/2016 a 02/10/2016

Destaque

Os caminhos para formação de um consultor

Você já pensou em ser um consultor? O processo de consultoria pressupõe do profissional formação técnica, bagagem experiencial e maturidade, além de perfil comportamental adequado à abordagem e diagnóstico junto ao cliente. De modo geral, os clientes esperam que o consultor os auxilie na identificação dos problemas ou na apresentação de evidências inovadoras, tendo em vista a busca por melhorias de seus processos ou atividades.

Para abordar esse tema nós conversamos com a psicóloga e consultora, Virginia Gherard*. Segundo ela, o processo requer um planejamento de carreira e uma preocupação com a formação do profissional. “À medida que estudamos percebemos que sempre há algo mais para se aprender. Assim, se você pretende atuar com eficácia na área de consultoria, deve ter em mente que o esforço será canalizado para um trabalho intelectual, exigindo investimentos na ampliação dos conhecimentos em sua área de atuação (visão generalista), informações à respeito das tendências do mercado e  das estratégias adotadas pelas empresas. Ao mesmo tempo, um bom consultor possui boa dose de conhecimento especializado no campo de atuação”, garante.

Para Virginia, como existem diversos tipos de consultoria, quanto maior o nível de abordagem estratégica da consultoria, mas espera-se o domínio e a amplitude dos conhecimentos do consultor. “Quando o cliente contrata um consultor, ele espera deste, estratégias envolvendo visões macro da realidade e profundo conhecimento do assunto em questão. Ou seja, o consultor conduzirá o trabalho focado na busca de alternativas, domínio do conteúdo e valor agregado ao cliente”, pontua ela.

- Confira as dicas de carreira que a consultora Virginia Gherard compartilhou com a gente:

. Busque o autoconhecimento e identifique se possui o perfil de consultor;
. Reconheça a área/assunto de real domínio, evitando assumir desafios além de sua competência;
.  Invista em autodesenvolvimento e aprimoramento contínuos;
. Domine ferramentas de diagnóstico, intervenção; administração de conflitos e de negociação;
. Estruture sua vida financeira, considerando a administração da agenda, na perspectiva de demanda x  necessidade. Ou seja, o consultor não deve depender financeiramente do cliente, tendo em vista o risco de gerar dependência na relação ou de se propor a atender demandas com as  quais não domina,  motivado principalmente por necessidade financeira;
.  Mantenha a mente aberta e busque conhecer o mercado, estando atualizado com as tendências mundiais e locais;
.  Participe de grupos de estudos ou de associações de classe, estabelecendo uma boa rede de  networking;
. Estabeleça parcerias estratégicas com outros consultores no mercado;
. Mantenha a ética nas relações;
. Cuide bem de sua imagem e de sua reputação: é um dos seus bens preciosos e vale "ouro' no mercado.


- Dicas de leitura sobre o assunto:

• BLOCK, Peter. Consultoria – O desafio da liberdade – Um guia para colocar em prática todo seu conhecimento. – São Paulo, Ed, Makron Books, 2001

• GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Ed. Objetiva. 4º Edição. 1996

• PAZ, Juliana Albuquerque. Processos de Aprendizagem na Fase de Diagnóstico de Consultoria Organizacional: As Contribuições da Teoria da Aprendizagem Situada. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

• RODRIGUES, Sergio Bernardo. Consultoria Empresarial – Uma abordagem Educacional e Profissional – Ed. WalPrint, 2005

*Virginia Gherard é consultora em gestão de pessoas e transforma sua expertise em desenvolvimento de lideranças e equipes de alta performance. A palestrante une 26 anos de excelência profissional em grandes empresas (Unimed BH, Tim, Coca-cola) à formação acadêmica: psicóloga, pós-graduada em Gestão de Negócios e Recursos Humanos, Mestre em Administração (Foco em Gestão do Capital Humano), doutoranda pela Universidade do Minho, em Portugal. Virginia atua também como professora em diversos cursos de especialização e MBA da PUC Minas.

 

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