IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 88 | 01/09/2016 a 02/10/2016

Fala, Professor!

Consultor por acaso?

Em dezembro do ano passado, o contador Marcelo Ferreira, 41 anos, desligou-se da empresa que trabalhou por quase dez anos.  Sua saída aconteceu da “melhor forma possível”, segundo o profissional: “depois de tanto tempo, senti necessidade de alçar outros voos. Para isso, negociei minha saída da empresa um ano antes. Este prazo foi essencial para treinar outro funcionário e traçar minhas metas”, afirma.

Mesmo com um planejamento bastante detalhado para o seu futuro, Marcelo não previu o que estava por vir. Em março deste ano, ele foi contatado por seu antigo chefe para prestar uma consultoria para a empresa. “Não tinha a menor ideia do que um consultor fazia. Meu trabalho sempre foi muito técnico. O que eles exigiam de mim enquanto consultor era uma nova atuação, mais estratégica, focada nos processos que seriam executados pelos técnicos, ou seja, por profissionais que estão, atualmente, no lugar que eu já estive um dia”, explica.

Para o coordenador de Marcelo na empresa, Rodrigo Santiago Vercilo, é mais vantajoso contar com a expertise de quem já passou pela empresa. “Quando decidimos contratar uma consultoria, logo pensamos em ex-funcionários que se destacaram em suas funções e que tinham uma visão geral de suas áreas”, pontua.

Experiência, competência e formação


É possível formar um consultor? Ou, ainda, quais os pré-requisitos que garantem a competência deste profissional? Para a coach especializada em formação de consultores, Helena Brossner, esse profissional precisa contar com pelo menos três pilares em sua formação: "é necessário ter experiência na área e, de preferência, em diversas atuações ou cargos. A partir disso, há que se pensar na competência. Muitos são excelentes profissionais técnicos, por exemplo, que não são capazes de perceber a área como um todo, um dos papéis do consultor. Por fim, a formação vem para alinhavar os pontos já mencionados. É importante que o consultor esteja alinhado às tendências de mercado, aos parâmetros de atuação de otimização de tempo, à missão do segmento entre outros pontos”.


Desde que assumiu a nova função na empresa, Marcelo percebe a necessidade de ampliar seus conhecimentos. Para isso, dedica-se diariamente a leituras sobre o tema, além de buscar, frequentemente, cursos e palestras. Entre as vantagens de sua nova função, ele destaca a flexibilidade de horários, a possibilidade de aliar trabalho e conhecimento teórico e a oportunidade de aprender e aprimorar sempre.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

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