IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 89 | 01/10/2016 a 01/11/2016

Destaque

Coworking: você sabe o que é?

Já ouviu falar nos coworkers? Eles são profissionais das mais variadas áreas que trabalham em escritórios compartilhados. Esses ambientes já são uma realidade muito forte em várias capitais. Com rotinas de trabalho cada vez mais colaborativas, a tendência é o modelo ganhar sempre mais adeptos. Funciona assim: o profissional paga um valor, calculado por hora, para utilizar o espaço de trabalho. Aluguel, luz, água, internet, telefonia, manutenção do espaço e outras taxas ficam por conta do proprietário da instalação. Além de dividir despesas, os profissionais ainda podem trocar experiência com pessoas de outras áreas e empresas.

Para falar sobre esse assunto convidamos a co- fundadora do Impact HUB Belo Horizonte, Virgínia Alfenas, para contar um pouquinho de como surgiu o espaço.

1) Como surgiu o desejo de criar um espaço de coworking? Você se inspirou em lugares de outras cidades/países?
“O desejo de ter um espaço de coworking surgiu da vontade de unir pessoas que tivessem o interesse em empreender e compartilhar suas ideias de impacto para Belo horizonte, com os recursos e conexões que essas pessoas mais precisam para potencializar suas iniciativas. O Impact HUB é uma rede global e o espaço inspirado em outros HUBs como o de: Viena, Madri, Estocolmo, São Paulo. Não visitei pessoalmente todos, mas meu sócio sim.

2) Como foi pensada a construção Impact HUB? Teve o envolvimento de outras pessoas no processo? Quantas e quais?
“A construção do Impact HUB começou pela formação de uma rede de pessoas interessadas em compartilhar conhecimento, em apenas 3 meses, mais de 100 pessoas  de diversas áreas (empreendedores, pesquisadores, consultores) foram envolvidas no processo de abertura do Impact HUB em 2011. Depois disso, mais de 5.500 pessoas já se envolveram em atividades no nosso espaço”.

3) Hoje o espaço abriga qual perfil de profissionais?
“Atualmente um ponto forte do espaço é a diversidade, temos empreendedores de diversas áreas e podemos falar que cada negócio apesar de tão diferentes tem um objetivo em comum, de colaborar entre si. Alguns dos perfis que frequentam o espaço: EcoBike Courier, uma empresa faz entregas sustentáveis de bicicleta por toda BH, BeGreen, marca de alimentos frescos sem agrotóxicos e hidropônicos, o sistema de produção e manejo seguem os mais altos padrões de segurança alimentar e sustentabilidade ambiental. Agencia Apps, desenvolve aplicativos para diversas empresas e já trabalhou com projetos inovadores e empreendedores de sucesso pelo mundo afora. Orbita Engenharia, empresa de engenharia empreendedora que acredita que a combinação de inovadora tecnológica com modelos de negócios é a alavanca para inovação e transformação social.Yunus Negócios Sociais, apoio ao desenvolvimento de negócios sociais, com objetivo disseminar o conceito e engajar pessoas e organizações em se envolver na construção de um Brasil livre de seus maiores problemas utilizando como mecanismo o desenvolvimento de negócios sociais”.

4) Qual o diferencial do Impact HUB? Como é o funcionamento do espaço?

“O diferencial do Impact HUB é a rede global de empreendedores formada por todos os membros que utilizam nossos espaços em algum lugar do mundo. Todos os membros tem acesso a plataforma global do Impact HUB que conecta todos os usuários. A pessoa/empresa paga mensalmente pela utilização de um espaço de trabalho na área compartilhada ou pode optar também por salas privativas. Além disso, oferecemos salas de reunião e um salão de eventos para até 50 pessoas. Todos os meses temos uma agenda com conteúdos relevantes para nossa rede e interessados nos temas a serem abordados”.


Virgínia Alfenas 
é co-fundadora do Impact HUB Belo Horizonte, uma rede global de empreendedores de impacto que por meio de conexões significativas desenvolvem seus negócios para um mundo melhor. Gestora de Projetos formada pela Fundação Dom Cabral, possui certificação PMP e experiência de mais de 8 anos em gerenciamento de projetos em diversos setores, como saúde, educação e desenvolvimento social. Tem formação no Programa Germinar, para desenvolvimento de líderes facilitadores – pelo Instituto EcoSocial e atua com facilitação de processos participativos em iniciativas públicas e privada.

E você, ficou interessado por esses espaços? Confira a lista de endereços espalhados por BH que a PUC Master preparou para você.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824