IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 90 | 02/11/2016 a 02/12/2016

Destaque

Virei chefe! E agora?

Então você recebeu a notícia de que foi promovido e agora irá liderar um grupo dentro da empresa. Como lidar com esse novo contexto? Como saber se você está preparado para assumir um cargo de liderança? E como agir perante aquelas pessoas que são suas amigas e passarão a receber ordens suas? Para o coordenador do curso de Gestão de Pessoas, professor Sandro Márcio da Silvia, uma dica importante é se aperfeiçoar sempre. “Continue estudando, olhando para fora da empresa, buscando entender tendências sobre seu cargo, seu departamento, sua empresa e o setor onde ela se encontra. O desenvolvimento do conhecimento técnico e estratégico garante ao profissional o domínio para responder com confiança, clareza e rapidez aos desafios fundamentais para as demandas da empresa”, garante.

Ouvir as pessoas com quem se relaciona direta e indiretamente no novo cargo também é muito importante. “Entender as demandas e os anseios dos colegas de trabalho evita vários ruídos na comunicação e fortalece muito a convivência da equipe”, pontua. Outra dica importante do professor Sandro é para sempre dar uma atenção especial à família. “Ela é sua principal fonte de autoconfiança e equilíbrio afetivo e emocional. Ninguém se sustenta sozinho neste mundo de crescentes e complexas cobranças”, conclui.

Gestor x Líder
As pessoas esperam sempre que um bom gestor seja também um bom líder. Mas qual a diferença entre eles? Existe realmente uma diferença? Para o professor Sandro Márcio da Silvia, gestor e líder talvez possam ser adotados com sinônimos nos tempos atuais. “Antigamente discutia-se a diferença entre chefe e líder porque o primeiro era escolhido pela empresa e o segundo era escolhido pelo grupo. Isto dava ao segundo um poder que o primeiro não compreendia, gerando entre eles uma situação de animosidade”, explica.

O tempo passou e o chefe tradicional está cada vez mais em extinção. "Para sobreviver, mesmo o 'chefe' escolhido pela empresa precisa conter alguns diferenciais, tais como a capacidade de escuta, de participação, de respeito às qualidades profissionais e envolvimento com a sua equipe, características cada vez mais esperadas”, pontua.

Leia mais:
- Seja o líder que as empresas querem
- O desafio de assumir um cargo de liderança
- 5 livros obrigatórios para quem é (ou quer ser) chefe 

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824