IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 90 | 02/11/2016 a 02/12/2016

Em dia com o Mercado

Caminho de sucesso

Conheça a trajetória da aluna do MBA em Comunicação e Marketing, Ariane Resende, hoje está à frente da área de marketing e relacionamento das três Concessionárias Carbel Volkswagen em Belo Horizonte.

 - Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.
 
Desde o início da minha carreira atuei em áreas que envolviam relacionamento com pessoas. Inicialmente trabalhei na área comercial, com vendas, tive uma passagem rápida pela área administrativa e, em seguida, entrei no mundo do marketing e CRM, onde estou há 10 anos. Essa trajetória iniciou-se a partir de um estágio que ao fim do período de um ano resultou em uma efetivação. Hoje estou à frente da área de marketing e relacionamento das três Concessionárias Carbel Volkswagen em Belo Horizonte, que pertencem ao Grupo Bonsucesso. Desde minha chegada ao departamento de marketing da concessionária já vivi alguns cenários, seja de um mercado em crescimento com grandes oportunidades, bem como de momentos de crise e retração econômica. Com isso, aprendi que todos os momentos trazem aprendizado e oportunidades, e por isso precisamos estar atentos para percebê-las e utilizá-las a nosso favor. 
 
 
 - Como o investimento no curso de pós-graduação em MBA em Comunicação e Marketing contribuiu na sua carreira profissional? Como você utiliza os conhecimentos dessa área?
 
Estar à frente de uma área dinâmica que recebe inovação a todo o momento nos exige ser competitivos, dedicados e também a realizar investimentos constantes em nossa capacitação procurando sempre a renovação do conhecimento. E foi a partir deste momento, quando deixei de atuar apenas em uma concessionária e me tornei responsável por todas as lojas da marca Volkswagen do Grupo Bonsucesso que me vi frente a um desafio e necessidade de renovar e ampliar meus conhecimentos de gestão em marketing. Com o MBA em Comunicação e Marketing, estou tendo a oportunidade de conhecer novas ferramentas de gestão e sua aplicabilidade, melhorar meu desempenho e aperfeiçoar as rotinas de trabalho. Diante dos novos aprendizados estou redefinindo processos, buscando soluções criativas, estruturando melhor os investimentos da empresa e com isso potencializando os resultados. 
 
 
 - Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?
 
Nesta primeira etapa, meu plano é finalizar a integração do departamento de Marketing e CRM da Concessionária, aplicando os conhecimentos adquiridos durante esta nova formação que estou recebendo, para posteriormente me especializar novamente em Marketing e Vendas. Minha atuação profissional iniciou-se neste ramo, tenho muita afinidade com a área comercial e atualmente, dentro do meu trabalho e também em outros ramos, vejo muitas oportunidades. Hoje os clientes estão buscando experiências que criem identificação com seu modo de viver, pensar, agir, e acredito que a fidelização a uma marca, produto ou serviço será impulsionada por esta vivência e experiência obtida por eles.
 
 - Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho?
 
Seja sempre prestativo, auxilie todas as áreas da empresa, não é possível relacionar com o seu público externo sem agir da mesma forma internamente. Muitas vezes a resposta e solução para vários problemas estão nos processos internos da instituição.
 
 
 - Na nossa reportagem de capa falamos sobre gestores. Conte para gente como foi o processo para você se tornar gestora. Você se preparou para isso?
 
Sim, claro! Ao longo da minha carreira contei com alguns gestores que me auxiliaram, e em quem pude me espelhar. Além disso, sempre fui muito curiosa e até um pouco intrometida, procurava sempre participar de todas as etapas das atividades que o meu departamento contemplava, e isso contribuiu muito para que eu acumulasse experiência e conhecimento. Em várias oportunidades, pude colaborar com a melhoria de algum processo. A partir do momento que percebi que conhecer mais amplamente as atividades do meu setor e de outros, também poderia me auxiliar a desenvolver melhor minhas atividades, fiquei ainda mais estimulada.
Conhecer bem os processos da empresa, estar preparada para assumir novos desafios, se capacitar periodicamente são itens fundamentais para que a oportunidade bata a sua porta. Hoje as empresas começaram a enxergar que muitas vezes buscar um gestor no mercado é mais caro e menos assertivo que preparar uma liderança interna para assumir a gestão de um departamento, e dentro deste conceito obtive várias oportunidades de crescimento. Um dos pontos fundamentais para o sucesso de qualquer gestor é a empatia e a resiliência.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

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