IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 91 | 09/12/2016 a 02/02/2017

Em dia com o Mercado

Caio César Campos Laine, aluno do MBA em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa, é o entrevistado do mês. No início do ano, juntamente com dois sócios, criou a Ofertaria, startup finalista do Lemonade, programa de pré-aceleração de startups realizado pela Fundepar e pelo Governo de Minas Gerais.


- Como surgiu a Ofertaria?


Foi em março de 2016, quando percebemos que as pessoas pagam mais caro no e-commerce por falta de informação e de um site que concentre todas as ofertas. Além disso, percebemos que existem muitos projetos que deixam de ser realizados por falta de recursos financeiros. Assim, o Ofertaria é uma plataforma que financia projetos e eventos por meio da comissão recebida com a venda de ofertas do e-commerce. Hoje temos 140 lojas do e-commerce parceiras, como Submarino, Americanas, Walmart e quando você compra em alguma delas pode direcionar parte do dinheiro desta compra a um dos projetos cadastrados na nossa plataforma. Atualmente somos três sócios  com qualidades e formações complementares, o que é ideal para a formação de uma startup.


- Fale um pouco da sua trajetória profissional e pessoal, com um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.

Sou formado em Administração pela UFMG, tenho pós-graduação em finanças, trabalhei quatro anos no mercado financeiro (Banco Mercantil do Brasil e Banco do Brasil). Quando me propus a abrir uma startup, o grande desafio  foi o de fazer a diferença para a sociedade, entregar economia ao cliente e oferecer aos projetos uma nova forma de se financiarem. Considero de extrema importância a busca por informação e de uma boa rede para ter sucesso em sua carreira profissional. Portanto, devemos ser incansáveis em ampliar nossa base de estudos e nossos relacionamentos interpessoais.


-  Como o investimento no curso de pós-graduação tem contribuído para a sua carreira profissional? Como você utiliza os conhecimentos dessa área?

O MBA em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa vem ajudando muito a resolver problemas cotidianos da startup, a conhecer nosso cliente e seus processos até chegar à decisão de compra. Hoje, não basta entregarmos um produto ou serviço, temos que gerar valor e conteúdo.


- Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?

A ideia agora é procurar um novo programa de aceleração para a Ofertaria, pois alguns pilares são importantes para uma startup no estágio em que nos encontramos, já que precisamos ganhar mercado (escalabilidade) e tração.  Programas como o Lemonade, por exemplo, são ótimos para fazer com que a startup ganhe visibilidade, mentorias, além de ajudar a reduzir custos de investimentos próprios.


- Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho e, principalmente, no universo das startups?

A dica que tenho é que não existe fórmula mágica, pois se tivéssemos todos nós usaríamos e alcançaríamos o sucesso rapidamente. Porém alguns fatores são muito importantes, como saber escutar e, se necessário, pivotar (modificar sua ideia inicial), ser resiliente e persistente: por mais difícil que seja empreender, continue na trajetória, não importa por quanto tempo ou de que forma chegará, mas em algum momento a recompensa virá.

Não é raro vermos startups com ideias exatamente iguais terem sucesso ou insucesso devido a diferentes aspectos competitivos, de estrutura de custos e investimentos. Portanto, abra seus pensamentos, aperfeiçoe, pois quanto mais você mostrar o que se propõe a fazer, mais conseguirá críticas e formas de melhorar sua proposta.


- Como você avalia sua experiência à frente de uma startup?

A experiência está sendo excelente, com um crescimento pessoal e profissional enormes. A cada dia vejo que tenho muito o que aprender. O mais legal é que neste ecossistema de startups que se formou em Belo Horizonte sempre tem alguém disposto a ensinar. Problemas surgem a todo o momento e é necessário ser responsivo, pois tudo acontece em um ambiente de alta incerteza e de forma muito rápida. A curva de aprendizagem que o trabalho na startup me proporcionou poderá servir em qualquer projeto profissional daqui para frente.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

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