IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 97 | 01/08/2017 a 01/09/2017

Destaque

Empreendedorismo Digital

As redes sociais são sem dúvida a melhor vitrine para qualquer negócio hoje. Nesses canais é possível estabelecer um relacionamento com o seu público de interesse, criar conexão, trocar ideias e promover produtos e serviços. E tudo isso com a possibilidade de inovar sempre. Por isso é quase que obrigatório para qualquer empreendedor utilizar do ambiente digital para propagar o negócio.

Para o professor Alysson Neves, da disciplina de Narrativas Audiovisual em Ambientes Digitais, do nosso curso de MBA em Comunicação e Marketing, se você deseja ser um empreendedor digital é bom ter em mente quais são os primeiros passos. “Mais de 90% das empresas fracassam no primeiro ano. Fruto disso é a falta de planejamento e capacidade do gestor em analisar riscos. Quem deseja empreender na Internet precisa ter consciência de que a concorrência se tornou mundial. O consumidor está aprendendo a consultar preços, vantagens e analisar os diversos atributos que fazem a composição de produtos e/ou serviços. É um ambiente no qual, parceiros, colaboradores, antigos e atuais clientes, trocam informação o tempo todo. Por isso é tão importante buscar transparência. Não esconder dados ou satisfação de clientes”, esclarece.

Outra dica que o professor dá é ter em mente que o dinheiro fácil não é sinônimo de dinheiro por muito tempo. É preciso se reinventar o tempo todo e descobrir novas fórmulas para conseguir a atenção dos clientes. "O foco hoje é no cliente, não no produto", afirma.

Para quem está em dúvida por onde começar a pesquisar sobre o assunto, no site do Sebrae tem uma cartilha do Empreendedor Digital, e o Portal do Sistema Mineiro de Inovação - Simi (www.simi.org.br) também dá várias dicas bem interessantes.


Para finalizar, pedimos ao professor Alysson para deixar dez dicas para os empreendedores digitais:

1) Tenha foco no cliente. Não o produto. Gere relacionamento e faça tudo para gerar satisfação do cliente. A Meliuz recebeu uma premiação do site Reclame aqui por resolver quase a totalidade das pendências dos clientes que reclamaram na plataforma.
 2) Seja resiliente. Você vai achar sempre que é hora de desistir. Mas não desista. É um mercado concorrido, mas ainda há muito para crescer no Brasil. Estamos na primeira fase desse movimento aqui.
3) Crie uma rotina de trabalho, mesmo que você trabalhe em casa. Ter tempo e dedicação são cruciais para o sucesso do negócio. 
4) Construa um time campeão. Não pense em contratar funcionários, mas sim gente disposta a crescer com você. Esse é o valor que as pessoas mais buscam nas empresas. Não deixe que seu negócio se transforme apenas em um emprego ou ponte para coisa melhor.
 5) Deixe o ambiente de trabalho inspirador e convidativo. No entanto, pague salários justos e dê participação no sucesso. Piscina de bolinha, sinuca e coisas do tipo podem até gerar alguma atração para colaboradores momentaneamente, mas não se sustenta.
 6) Avalie seu concorrente e entregue algo melhor. Sempre existirá alguém que faz um serviço semelhante ao seu. Lembra do Táxi x Uber? Não é fazer o novo e sim melhorar o que já existe.
 7) Quem não é visto não é lembrado. Escreva conteúdo relevante nas suas plataformas e espalhe informações para o maior número de redes sociais e parceiros. A divulgação é fundamental para o sucesso.
 8) Pouco tráfego chega organicamente, por isso é fundamental pagar anúncios no Facebook, Instagram e também no Google Adwords. Faça isso com critério e estratégia e calcule sempre o ROI (retorno sobre o investimento)
 9) Faça investimento nas embalagens e no design. Embalagem e marca fazem muita diferença. Tenha sempre um design coerente e que transmita qualidade.
10) Não cobre pelo serviço no primeiro momento ou dê uma versão trial durante algum tempo. Sem aderência as pessoas não vão interagir com a sua plataforma e, por consequência, sua base de clientes não irá crescer.


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