IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 97 | 01/08/2017 a 01/09/2017

Opinião

Confira o depoimento da aluna Caroline Nobre, do MBA de Comunicação e Marketing, sobre a sua participação no Programa Agentes Locais de Inovação – ALI do Sebrae:

Ser Agente Local de Inovação foi um divisor de águas na minha carreira. Vejo que consegui me inserir no mercado de consultoria empresarial, que era meu desejo inicial após formar em Design e Marketing. Ter contato direto com mais de 60 empresários mensalmente e perceber realidades de diferentes empresas, de diferentes portes e com diferentes problemas me possibilitou aumentar o meu mindset além do meu pensamento crítico e estratégico. Afinal, cada empresa é um mundo! Além disso, trabalhar com propósito vendo que o meu conhecimento pode ser replicado e que gera impacto social e econômico de forma direta e indireta me gera uma grande motivação diariamente.

Para os meus clientes, vi grandes avanços no que se diz em desenvolvimento de novos produtos e serviços inovadores, além da desmistificação da ideia de que para inovar é preciso ter um alto investimento financeiro e tecnológico. Pelo contrário, é possível SIM inovar em seu negócio com pouco investimento. Para isso, é indispensável que o empresário conheça seu negócio, produto e seu cliente! Desta forma é muito mais fácil criar produtos que sejam cada vez mais assertivos e com sucesso em seu lançamento e venda a longo prazo. Além disso, aliar processos de economia de recursos e gastos pode causar uma melhoria significativa no funcionamento da sua empresa.

Para quem não conhece, o Programa Agentes Locais de Inovação – ALI é um acordo de cooperação técnica entre o CNPq e o Sebrae, com o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno e médio porte, por meio de orientação proativa e personalizada. O Agente realiza a aplicação de diagnósticos, radar da inovação, matriz swot e plano de ação após isso são feitos acompanhamentos mensais para verificar o desenvolvimento da empresa e seus resultados.

O Programa ALI tem abrangência nacional e em Belo Horizonte atende as empresas dos setores de alimentação, turismo, habitação, moda, saúde e bem estar. A participação da empresa é gratuita e pode ter duração de até 30 meses. Maiores informações podem ser encontradas no atendimento telefônico do SEBRAE (0800 570 0800) e pelo site do Sebrae.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824