IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 97 | 01/08/2017 a 01/09/2017

Em dia com o Mercado

A entrevistada do mês é a Rafaela Angeli, aluna da pós-graduação em Processos Criativos em Palavra e Imagem, que lançou recentemente a sua marca ven.do.me handmade design de produtos feitos a mão.

- Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.

Formei em Jornalismo, em 2009 e, desde então, sempre trabalhei em assessoria de comunicação. Embora eu goste de arte e design, isso sempre ficou mais em segundo plano, em função da carreira de jornalista. Mas sempre que possível, ao presentear amigos e familiares, eu sempre gostei de confeccionar os mimos e entregar algo mais personalizado. Gosto também de reformar móveis, objetos de decoração e roupas.
 
- Como o investimento no curso de pós-graduação em Processos Criativos em Palavra e Imagem contribuiu na sua carreira profissional? Como você utiliza os conhecimentos dessa área?

Na pós-graduação em Processos Criativos foi onde tudo mudou. Como é um curso voltado para artes, design e comunicação pude, com ele, colocar pra fora todo o desejo que eu tinha de produzir algo de forma profissional. Comecei a fazer cadernos artesanais para os projetos do curso e, aos poucos, os colegas e professores, meus primeiros clientes, se interessaram pelos produtos. A partir disso, comecei a investir na minha marca de cadernos artesanais, a ven.do.me handmade design. Hoje, tenho um pequeno ateliê em minha casa, onde confecciono cadernos, blocos de anotação, livretos para projetos artísticos, marca-páginas, entre outros produtos de papelaria. Ministro oficinas para grupos fechados, como a que ocorreu no Ideógrafo, espaço criativo em BH.

Já participei de cursos no Sebrae sobre precificação de produtos, grupos de empreendedorismo feminino, palestras sobre marketing digital. Participo de feiras, como a Faísca, que é uma das maiores feiras de produção gráfica independente de BH; Circuito Santô, além de outros eventos, como Feira UFMG e do Coletivo Muda, que são eventos onde, além de comercializar cadernos, temos a oportunidade de conhecer outros produtores.

- Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?      

Busco sempre me capacitar para oferecer cada vez mais produtos de qualidade com personalidade. Ainda não tenho uma loja online, pois minhas vendas são feitas pelas redes sociais. Meu próximo passo é ter uma loja online para comercializar meus cadernos, além de investir ainda mais em redes sociais.
 
- Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho?

A ven.do.me nasceu de forma bem despretensiosa e sem foco principal em lucro, uma vez que sabemos que produtos artesanais são mais caros e muitas pessoas não reconhecem o valor das peças. É importante que a pessoa que deseja trabalhar com produtos artesanais tenha isso em mente para não se frustrar. O legal desse mercado é que, embora existam várias marcas de papelaria em BH, os produtores são sempre muito abertos a parcerias e trocas de conhecimento. Por isso, desde que criei minha marca, sempre busco parceria com outros artistas, o que valoriza muito o trabalho de todos, na minha opinião.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824