IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 99 | 01/10/2017 a 02/11/2017

Opinião

Experiência fora e os benefícios para carreira

“Com a concorrência entre os profissionais cada vez mais acirrada, possuir um currículo recheado de experiências no Brasil já deixou de ser diferencial há muito tempo. Uma experiência no exterior, nos dias de hoje, é imprescindível para aqueles que almejam as melhoras oportunidades no mercado e querem se destacar. Certo disso, procurei em 2005 agregar uma experiência internacional ao meu currículo. Fui aceito no Mestrado em Comunicação e Mídia pela Università Cattolica del Sacro Cuore de Milão. Tal experiência foi divisor de águas na minha carreira e não são poucos os frutos que ainda colho dessa escolha.” – Evandro Sanches - Pós-graduação em Gestão de Negócios.

“Mesmo para aqueles que já tenham um domínio bom da língua, quando você vai estuda-la em outro país, o aprendizado é muito mais completo. Você tem um desenvolvimento maior, tem experiências que só mesmo estando em outro país você consegue viver. Você é obrigado a se comunicar na língua e isso te faz desenvolver muito enquanto falante. Outra coisa que é muito valiosa no intercâmbio é a troca cultural. Amplia muito a criatividade para carreira. Só o fato de você se desafiar a viver em uma nova cultura, convivendo com a diversidade, já te faz evoluir muito enquanto profissional”. - Laura Sanders – Especialização em Comunicação Estratégica – Fazendo Intercâmbio na Irlanda há 8 meses.

"Minha vivência internacional foi em uma competição de profissões, conhecida como World Skills, realizada em Leipzig - Alemanha.  Foram três anos de treinamento e competições estadual e nacional para obter a vaga para representação do nosso Brasil na competição mundial. Fora o crescimento intelectual e a maturidade por ter participado de uma competição deste nível de conhecimento, esta experiência internacional foi de grande valia ao agregar o contato e troca de experiência, conhecimento com outras culturas". - Sávio Moura - Especialização em Gestão de Negócios.

"Aproveitei um período de férias no trabalho para fazer uma 'lapidação' do meu inglês. A imersão foi muito importante para a solidificação do conhecimento já adquirido no Brasil e ainda me proporcionou a experiência de uma cultura nova. Durante um mês, fiquei hospedada na casa de uma professora, a Sônia, conversando somente em inglês. Era ótimo porque ela corrigia os eventuais erros que cometia. Sem dúvida uma experiência maravilhosa". - Júlia  Fernandes - Aluna do MBA de Comunicação e Marketing -  Fez um intercâmbio de inglês em Cambridge, Inglaterra.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824