IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 100 | 01/11/2017 a 01/12/2017

Destaque

Psicologia Positiva

Todas as pessoas têm potenciais e limitações, bem como forças e fraquezas. Agora, você já reparou como é comum nós, seres humanos, enxergarmos apenas as nossas limitações diante dos problemas. Temos uma mania de focar apenas em nossos erros e no lado negativo de determinadas situações ao longo da vida.  De certo modo, fomos “treinados” para isso. Na contramão dessa forma de pensar, surge a Psicologia Positiva, que segundo o estudioso Martin Seligman, tem como foco tudo aquilo que torna o ser humano saudável, feliz e produtivo.

Para conversar sobre esse assunto,  entrevistamos a professora dos cursos de pós-graduação do IEC,  Virgínia Gherard.

1) Explique o que é a Psicologia Positiva.

A Psicologia Positiva é um campo da Psicologia que envolve a compreensão maior do ser humano como ser repleto de complexidades e ao mesmo tempo gerador de realizações e produtividade, dando ênfase especialmente aos aspectos saudáveis do ser humano.

2) Psicologia positiva é a mesma coisa que pensamento positivo?

Não. A Psicologia Positiva é considerada uma ciência, embasada por uma série de estudos e pesquisas, direcionadas ao comportamento e aos fenômenos das pessoas.
Já o pensamento positivo, envolve a prática de uma atitude, que estimula o empoderamento e autoeficácia do indivíduo.
Ao estudar as potencialidades, forças e virtudes individuais, a Psicologia Positiva desperta o lado positivo e luminoso das pessoas. É possível aprender a usar essas forças para lidar e minimizar as fraquezas. Dessa forma, as pessoas se sentem confiantes e motivadas a dar o seu melhor em todas as situações.
Além disso, quando foca suas atenções e ações em seu potencial, suas forças e virtudes, o indivíduo aprende a se relacionar de maneira saudável, além de ser compreensível e positivo consigo mesmo e, consequentemente, com as outras pessoas.

3) Quais seriam os passos para uma pessoa adotar a psicologia em seu dia a dia?

A Psicologia é uma ciência que possibilita a ampliação do conhecimento das estratégias utilizadas pelos indivíduos, bem como a geração de reflexões quanto as consequências dos comportamentos adotados. Assim, compreendemos melhor as influências geradas nas pessoas que nos cercam e dos impactos de nossas decisões para nós mesmos. Ampliando o olhar sobre nossas atitudes, tomando maior consciência dos padrões que usamos nos relacionamentos, podemos promover melhorias na qualidade de nossas relações.

4) Quais os principais pontos da psicologia positiva?

- Estudo de formas para a identificação de melhorias dos comportamentos humanos. Especialmente via a tomada de consciência na manifestação de nossas emoções e sentimentos, podemos amadurecer e aprimorar nossas relações interpessoais. 
– Estudo dos traços individuais positivos: além das potencialidades e virtudes individuais, os traços positivos consistem na capacidade de amar, trabalhar, na coragem, compaixão, resiliência, criatividade, integridade, autoconhecimento, moderação, autocontrole e sabedoria;
– Estudo das instituições positivas: desenvolvimento de comunidades melhores, mais justas, responsáveis, civilizadas, éticas e tolerantes.

5) Poderia dar algumas dicas de leitura sobre o assunto?

- Corrêa, A. P. (coord) Psicologia Positiva – teoria e prática – Conheça e explique a ciência da felicidade e das qualidades humanas na vida, no trabalho e nas organizações – 2016 – Editora Leader – São Paulo.
- Ericsson, KA, Krampe, R. Th., & Heizmann, S. (1993). Podemos criar pessoas dotadas? Em CIBA Foundation Symposium 178, as origens e desenvolvimento de alta capacidade (pp. 222-249). Chichester, Inglaterra: Wiley.
- Seligman, M. E., Steen, T. A., Park, N., & Peterson, C. (2005). Positive psychology progress: empirical validation of interventions. American psychologist, 60(5), 410.
- Sternberg, R. J., Inteligência para o sucesso pessoal – Como a inteligência prática e criativa determina o sucesso.
2000. Editora Campus, Rio de Janeiro, 
- Weisinger, H. Inteligência Emocional no Trabalho – Como aplicar os conceitos revolucionários da I.E. nas suas relações profissionais, reduzindo o stress, aumentando sua satisfação, eficiência e competitividade. 2001 – Editora Objetiva – Rio de Janeiro.

 

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824