IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 74 | 02/03/2015 a 31/03/2015

Destaque

Mulher no mercado de trabalho

No mês do Dia Internacional da Mulher nada mais justo do que fazer uma homenagem a elas que, há muito tempo, deixaram de ser apenas esposas e mães para serem também profissionais de sucesso. Claro que ocupar lugares de destaque no mercado de trabalho não foi uma conquista fácil, mas elas conseguiram, e hoje, por meio de muito estudo e perseverança ocupam postos de trabalho que nossas avós jamais pensaram em ocupar.

Segundo a psicóloga Virginia Gherard, historicamente e por questões culturais, cabia aos homens o ingresso no mercado de trabalho mais cedo, por serem percebidos com o principal provedor da casa. Entretanto, o cenário mudou, e para a  entrada da mulher no mercado de trabalho, houve a necessidade de maior profissionalização,  o que contribuiu, inclusive, para o seu ingresso em cursos e campos que antes eram mais direcionados ao gênero masculino, tais como engenharias mecânica, eletrônica e civil,  etc.

Como conciliar tantas funções e ainda exerce-las com presteza?

Administrar tantos papéis não é fácil, mas a psicóloga explica que é fundamental manter o equilíbrio em todas as situações. “É importante que a mulher consiga separar vida pessoal do trabalho. Sei que nem sempre isso é possível. Eventualmente, as questões pessoais e profissionais se misturam. O que não deve ocorrer é  que essa situação vire rotina”, alerta Virginia.

Outro aspecto que deve ser observado, segundo a psicóloga, é que levar as preocupações e insatisfações frequentemente para casa pode impactar negativamente no relacionamento com os familiares e o contrário, com os colegas de trabalho. “Uma conversa com os filhos e marido, também é importante, para que eles entendam que no horário de trabalho, devem evitar interrupções; e com a chefia, no sentido de negociar evitar os excessos de trabalhos fora do horário contratado com a empresa”.

Dicas para mulher administrar bem o tempo para conseguir se sair bem, tanto no lado profissional quanto pessoal -  Virginia Gherard:
- Primeiramente é preciso que ela tome consciência de seus limites, evitando se cobrar a perfeição na realização de todos os papéis. Esta auto- cobrança pode ser fonte de geração de angustia e de estresse. É preciso uma conversa franca e aberta com a família, para o compartilhamento das tarefas e responsabilidades;
- Buscar um equilíbrio entre os papeis, evitando que as demandas e as tarefas  profissionais sejam levadas para casa e vice-versa. A administração do tempo é uma competência importante para conseguir administrar melhor cada papel.
- É necessário que ela reserve um tempo para si. O cuidado com ela mesma, demonstrado na reserva de momentos de descanso e de foco na saúde (física, emocional e espiritual) são fundamentais para que ela consiga atender as demandas do dia a dia.
- Buscar formas de tornar o dia a dia mais prático, reduzindo o peso das rotinas. Assim, ela pode rever e simplificar as tarefas no dia a dia.
- Reservar um tempo para seu lazer. Normalmente ela é muito demandada pelos filhos e tarefas da casa. Mas é preciso reservar um momento somente para ela e o marido e outro com as amigas. Aos poucos ela pode criar hábitos na reserva destes momentos e saber dizer não, sem culpa, é importante neste contexto.
- Saber administrar adequadamente as questões financeiras. Saber utilizar de forma saudável os recursos financeiros, evita que as horas extras sejam realizadas como uma rotina para complementar o salário.
- Mantenha sua feminilidade: muitas vezes, buscando atender os papéis de poder, a mulher adota uma postura masculinizada e ela minimiza sua sensibilidade. A essência feminina é importante e deve ser equilibrada com sua energia produtiva.

Dicas de leitura sobre o tema:
-  Sina, Amalia -  Mulher e Trabalho: O Desafio de Conciliar Diferentes Papéis na Sociedade, Editora Saraiva.
-  Sandberg, Sheryl - Faça Acontecer, Fnac.

Leia também a história da gerente de marketing, Raquel Gonçalves, que divide o tempo entre a carreira, o cuidados das filhas e da casa.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824