IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 75 | 01/04/2015 a 04/05/2015

Destaque

Feedback: impactos positivos para o crescimento profissional

Você já recebeu um feedback do seu chefe? Considera importante para o seu crescimento profissional? Muitas empresas perdem bons profissionais por conta de um problema bem simples: a falta de feedback. Esse chamado “retorno” da chefia pode ser fonte de insatisfação e até mesmo de baixo aproveitamento do funcionário.

Segundo a coordenadora do Curso Gerenciamento de Projetos do IEC PUC Minas, Paula Salume, o feedback é capaz de promover o desenvolvimento contínuo da equipe, adequando competências, habilidades e atitudes dos colaboradores às demandas da organização, tornando-a mais eficaz e competitiva. “É desejável que o feedback seja um processo contínuo, que faça parte do dia a dia das organizações. Há empresas que adotam avaliações de desempenho periódicas e aproveitam esses momentos para fornecerem um feedback mais completo à equipe, indicando caminhos de melhoria aos colaboradores”, acrescenta ela.

Na hora de colocar a “mão na massa”, ter funcionários mais esclarecidos e satisfeitos faz toda diferença na geração de resultados. “Os projetos demandam o trabalho em equipe e o comprometimento de todos para o cumprimento dos objetivos propostos. Nesse sentido, se o colaborador tem a clareza acerca do seu desempenho, ele poderá corrigir e/ou melhorar sua performance, contribuindo para o sucesso do projeto”, defende.

Os gestores devem ter em mente que o feedback é necessário para promover o crescimento da equipe e não deve ser adotado como um instrumento de punição, explica Paula. Apontar pontos de melhoria é somente uma das ações dos gestores, que devem também ser capazes de contribuir para que seus subordinados encontrem caminhos para se desenvolverem, respeitando a individualidade e potencialidade de cada um. Ademais, é importante que o gestor realize um auto-diagnóstico para que o seu discurso esteja alinhado à sua prática.

Para conseguir resultados com o feedback é imprescindível que o profissional tenha abertura e flexibilidade para receber críticas. “O colaborador que souber aproveitar de forma positiva os feedbacks acerca do seu desempenho nas organizações, investindo em seus pontos de melhoria e aprimorando seus pontos fortes, será capaz de fazer progressos contínuos em sua carreira e, consequentemente, estará mais alinhado às demandas do mercado”, conclui.

Dicas de leitura:
Veja dicas para pedir feedback na sua empresa
As oito regras de ouro do feedback
Regras para um feedback eficaz

Confira ainda a entrevista do aluno da pós-graduação em Logística Integrada, Marx Costa, e veja como ele apreendeu e pratica o feedback com seus funcionários.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824