IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 76 | 04/05/2015 a 01/06/2015

Destaque

Autoconfiança: reflexos na carreira

Você se considera uma pessoa autoconfiante? Como procura desenvolver a sua autoconfiança no dia a dia profissional? A autoconfiança, seja na vida pessoal ou profissional, é a capacidade de confiar em nós mesmos. Em tudo o que fazemos. Nem todos se consideram pessoas autoconfiantes no trabalho, mas essa é uma característica que pode ser desenvolvida. Tudo depende do comportamento diante das dificuldades.
 
O professor Hélvio Avelar, dos cursos de pós-graduação na área de gestão, do IEC PUC Minas, defende que a autoconfiança é importante em qualquer campo da atuação humana. “Ela impulsiona o risco, a inovação e a mudança. É uma característica fundamental a qualquer um que queira desempenhar alguma atividade de liderança e gestão. Juntamente com a determinação e a singeleza de ser sempre aprendiz, forma o tripé que orienta e sustenta o sucesso profissional”, pontua o professor.
 
Pessoas autoconfiantes conquistam mais a confiança das pessoas, mas não pode ser apontado como fator primordial para alavancar a carreira. “Junta-se a autoconfiança, a determinação e o aprendizado constante, associados a uma grande capacidade de relacionamento pessoal e networking e você terá pavimentada a estrada para o sucesso profissional”, garante o professor Hélvio. O excesso de autoconfiança, segundo ele,  é nocivo: você pode enrijecer o seu pensamento e a sua percepção do outro e das necessidades do grupo e das organizações. "Pode gerar o funcionário do "eu me basto" ou o "sou o máximo" e incidir na síndrome do Narciso", complementa.
 
A questão da timidez muitas vezes é apontada como uma dificuldade para desenvolver a autoconfiança, de forma que deve ser trabalhada na vida pessoal. “Você deve perceber a real necessidade de mudar seus hábitos e o quanto aquilo realmente lhe incomoda para impulsionar a mudança. Quando ela deixar de ser uma queixa e passar a ser encarada como um problema, você realmente a vê como algo que incomoda e que precisa ser mudado, é a hora certa de agir e de mudar”, acredita o professor.

Dicas para trabalhar a autoconfiança, segundo professor Hélvio Avelar:
 
- Pense positivamente a respeito de si mesmo. Se valorize, tente compreender seus pontos fracos e transforma-los em atrativos.

- Aprenda a gerenciar o seu tempo e o seu stress. Deixe espaço na sua agenda para atividades de autoconhecimento e de desenvolvimento pessoal. Coloque metas e aprenda a persegui-las.
 
- Evite pessoas, lugares e situações que o faça sentir-se mal consigo mesmo, até conseguir dominar a situação. Não seja herói do ridículo. Faça algo que o faça se sentir bem, principalmente se isto pode envolver e favorecer outras pessoas. Associe suas tarefas com os seus talentos e aprenda a conviver com os erros: eles são inevitáveis e fatores de aprendizado.

- Assuma-se um eterno aprendiz, mas também como alguém que tem algo a contribuir. Este equilíbrio é fundamental e tem normalmente o nome de bom senso. Busque potencializar e desenvolver suas maiores qualidades e trabalhar seus maiores medos, transformando-os em desafios a serem ultrapassados, em metas a serem alcançadas.

Dicas de leitura:
 
- Pequeno livro das virtudes para grandes líderes: 15 qualidades essenciais à sua carreira
Por Arménio Rego, Miguel Pina e Cunha, Thomaz Wood Jr - Editora Da Boa Prosa
 
- Seja assertivo!: como conseguir mais autoconfiança e firmeza na sua vida pessoal e profissional
Por Vera Martins - Editora Alegro
 
Eu sou mais eu. Quem ensina essa autoconfiança? 
10 dicas poderosas para você impulsionar sua autoconfiança 
Os limites da autoconfiança

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824