:: Voltar à primeira página do informativo ::
No dia 18 de outubro, no Campus Coração Eucarístico, atividades marcaram a comemoração do Dia do Funcionário da PUC Minas, data de 14 de outubro instituída pela Reitoria. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos e pela Secretaria de Comunicação.
Estiveram presentes na mesa de abertura o pró-reitor de Recursos Humanos, professor Sérgio Silveira Martins, o secretário de Comunicação, professor Mozahir Salomão Bruck, e a presidente da Associação dos Servidores (Assuc) da PUC Minas, Emmanuele Araújo da Silveira. O reitor e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, também participou da solenidade.
Dom Mol falou sobre o momento que a Universidade vem enfrentando. “Estamos conseguindo, com muitas medidas diferentes e inteligência, com empenho de muitas pessoas, gerar ideias interessantes aplicadas aos processos e aos encaminhamentos da PUC Minas. Então, estamos conseguindo superar a crise. Temos alegria e paixão em trabalhar com alunos e a formar pessoas. Este é o nosso trabalho. Por isso, reforço que vocês continuem se empenhando e dando atenção ao trabalho que realizam na Universidade”, disse aos funcionários.
O reitor citou a inauguração do SIMCenter, Centro de Excelência em Simulação de Dinâmica e Segurança Ativa Veicular, primeiro em sua categoria instalado no hemisfério sul e o primeiro no mundo implantado em uma universidade. O centro, inaugurado no dia 18 de outubro, no prédio 10 do Campus Coração Eucarístico, é fruto de parceria entre a PUC Minas e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), com investimentos resultantes da política de incentivo do Inovar-Auto e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “O laboratório chega para reafirmar a responsabilidade da Universidade em educar e formar bons profissionais. Estamos caminhando e lutando para oferecer o que há de melhor para os nossos alunos, para que saiam com toda a competência técnica para serem excelentes profissionais”, disse o reitor, que lembrou que, além de pessoas qualificadas, a Universidade também se preocupa em formar cidadãos éticos e humanos.
Quando a Ansiedade Vira uma Doença
Como parte das atividades, foi realizada palestra com o tema Quando a Ansiedade Vira uma Doença, ministrada pelo professor Celso Renato Silva, do Curso de Medicina, seguida de um café de confraternização, e de missa de ação de graças pelo Dia dos Funcionários (14 de outubro) e Professores (15 de outubro), celebrada pelo reitor.
Durante a palestra, o professor Celso Silva reforçou a importância de se abordar a temática, pois, segundo ele, muitas vezes a saúde é negligenciada em função das tarefas diárias. Porém, lembrou que há uma tendência em banalizar os transtornos mentais. “Alguns diagnósticos médicos são pulverizados, corroborando com o aumento da dificuldade para diferenciar quais são os casos reais de transtornos de ansiedade daqueles de uma ansiedade corriqueira, comuns na rotina de cada indivíduo, levando, muitas vezes a uma banalização dos diagnósticos psiquiátricos, bem como a uma medicalização equivocada decorrente dessa prática”, falou, ressaltando a importância de se constituir espaços de discussões e orientações para a população em torno desses transtornos.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos