PUC CULT BEM-ESTAR LADO B EM DIA COM RH GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC MEMÓRIA VIVA BEM ESTAR

:: Voltar à primeira página do informativo ::

A origem do Complexo Esportivo

Em fins da década de 1960, mais precisamente em 1969, surgia o Complexo Esportivo da então Universidade Católica de Minas Gerais. Inicialmente nomeado Centro de Atividades Esportivas (CAE), funcionava perto de onde está localizado, atualmente, o prédio 43, conhecido como Titanic. Sua administração localizava-se na sala 103 da Faculdade de Direito. Contava, à época, com uma piscina de 25x12,5m, dois vestiários, uma quadra de esportes, além de um quarto para depósito de material esportivo e de limpeza.

Foi em 1970, pela portaria nº 94, que ficou designado que a organização e execução da parte esportiva da Universidade seriam entregues ao CAE, e, posteriormente, por meio de parecer no ano de 1972, determinou-se a implantação de um Centro Esportivo na Universidade emitido pela Consultoria Jurídica. Fora realizado, então, pela Secretaria Geral, um pedido de auxílio financeiro ao Ministério da Educação e Cultura e Departamento de Desportos e Educação Física.

Desse modo, na década de 1970, houve a ampliação do espaço e o Complexo Esportivo mudou-se para o local em que hoje se encontra. Sua inauguração ocorreu em 1977, e contou com a presença de personalidades importantes da Universidade, entre elas, Dom Serafim Fernandes de Araújo e Gamaliel Herval (à época reitor e vice-reitor respectivamente) e, também, com a ilustre presença de Dom João Resende Costa. Situado no Campus Coração Eucarístico, o CAE tinha como principal objetivo a realização de aulas de Educação Física, disciplina obrigatória para universitários de acordo com a legislação da época. Com o passar do tempo, a disciplina torna-se dispensável do currículo do ensino superior, mas, nem por isso, o complexo diminuiria sua importância para a Instituição e comunidade acadêmica.

Assumindo novas funções, transformou-se em local de lazer, foi gerenciado por um clube e, depois, pelo Sistema de Ensino Arquidiocesano, promovendo eventos que atendessem aos alunos. A partir de 2003, a administração do Complexo Esportivo voltaria a ser de responsabilidade da PUC Minas, com o objetivo de atender as necessidades da comunidade interna e da sociedade civil, relacionadas à saúde, priorizando a qualidade de vida, o lazer e o desenvolvimento de um ambiente saudável.

Nesse sentido, dispõe, atualmente, de nove quadras poliesportivas, piscina semiolímpica aquecida e piscina infantil, pista oficial de atletismo, campo de futebol oficial, laboratório de fisiologia do exercício, laboratório de ginástica de academia, academia de musculação, sala de dança, sala de lutas e vestiários. O órgão presta serviços à comunidade em geral, além de atender aos alunos dos cursos de graduação, de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, professores e funcionários de todas as unidades, docentes participantes de projetos em parceria com outras instituições ou vinculados à academia, bem como de participantes dos eventos na Instituição. Para tanto, ancora-se na atuação de profissionais de diferentes áreas, como professores e fisioterapeutas. Ao entrelaçar profissionalismo, solidariedade e boas ações, o Complexo Esportivo da PUC Minas vem contribuindo, de forma fundamental, para a transformação da sociedade.

Texto da professora Silvia Rachi, do Departamento de História e coordenadora de Pesquisa do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas



Construção do Centro Acadêmico Esportivo em 74, 75 e 76 e inauguração do espaço em 1977,
com a presença do então arcebispo de Belo Horizonte, Dom João Resende Costa, e do reitor da PUC Minas no período, Dom Serafim Fernandes de Araújo, ambos ao centro.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos