PUC CULT BEM-ESTAR LADO B EM DIA COM RH GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC MEMÓRIA VIVA BEM ESTAR

:: Voltar à primeira página do informativo ::

A arte de reciclar

O amor pelas cores e o cuidado com o meio ambiente são as principais razões que guiam Patrícia Regina Amaral, auxiliar administrativo do setor Apoio ao Professor da PUC Minas Praça da Liberdade, na hora de fazer seus produtos manuais. Patrícia conta que adora trabalhar com materiais reciclados e, a partir deles, construir novas peças que serão usadas para decoração. “Utilizo desde garrafas, gesso, latas, retalhos, telhas, papelão e até vidro. Transformo os materiais em peças de artesanato bem alegres e coloridas, como garrafas decoradas, bolsas de retalhos, pinturas em gesso, entre outros. Ou seja, pego materiais de baixo custo e que não possuem mais serventia do jeito que estão e os transformo em algo útil e bonito”, conta.

O amor pela arte foi cultivado ao longo dos anos pelo contato que sempre teve com os trabalhos manuais de sua mãe, Maria do Carmo. “Minha mãe sempre mexeu com artesanato e dividiu todo o seu conhecimento comigo e minha irmã”, revela Patrícia. Ela ainda conta que, mesmo dedicada aos trabalhos manuais, o começo foi difícil. “Eu amo artesanato, mas confesso que, no começo, mais errei do que acertei. Mas fui aprimorando minhas técnicas, aprendendo sozinha ou pela internet, e hoje eu sinto que estou no caminho certo, sempre buscando aprender mais e mais”, comenta. A facilidade da internet também a ajudou muito em busca de novidades e novas práticas para a produção dos artesanatos. “Faço parte de vários grupos de artesanatos nas redes sociais e isso ajuda na hora de tirar dúvida sobre como manusear um produto ou a ter novas ideias sobre o que fazer com os materiais que já tenho”, ressalta Patrícia.

Uma das premissas de Patrícia na hora de fazer suas peças de artesanato envolve também o cuidado com o meio ambiente. “Utilizo materiais que seriam descartados para transformá-los em arte. Isso para mim não tem preço e, além de tudo, são atitudes sustentáveis. Estou fazendo a minha parte para ajudar o meio ambiente e espero inspirar outras pessoas a fazer o mesmo”, completa.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos